O Realismo Histórico de Oliveira Martins
Palavras-chave:
Historiografia, Portugal, Século XIXResumo
Este artigo apresenta o objeto de minha pesquisa de pós-doutorado, intitulada“Oliveira Martins e o caráter dramático da história”, recém-aprovada pela FAPESP e integrada àCátedra Jaime Cortesão/USP. No projeto propõe-se a análise da obra de Joaquim Pedro deOliveira Martins no campo da cultura histórica oitocentista. Tendo por hipótese de trabalho queseu reconhecimento do caráter essencialmente dramático da história, implica o preenchimento dovazio do presente pela expectativa não realizada de passado. Algo que vem a fundamentar o futuroda história de Portugal. Nesse sentido, a escrita da história, em sua produção intelectual maisextensa, articula o caráter messiânico do realismo de fundo romântico com o juízo crítico do valorda história de Portugal, no firme propósito de distinguí-la no quadro geral da história européia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BASTOS, Ana Luiza Marques. O Realismo Histórico de Oliveira Martins. Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/27628. Acesso em: 12 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional