Mito da Regeneração Nacional: Missionários protestantes, políticos liberais e a salvação do Brasil (século XIX)
Abstract
Um templo protestante, via de regra, em contraste com uma igreja católica,tende a ser objetivo, retilíneo e funcional. Ao invés de uma arquitetura sinuosa e deuma decoração interior colorida, repleta de símbolos e imagens, atraente à vista,encontramos um espaço físico que necessita tão somente cumprir um fim utilitário:servir para abrigar, adequadamente, um conjunto de pessoas que se reúne paraculto. Este conjunto de pessoas é que é considerado “a igreja” e não o lugar ondese ajuntam, que pode ser um edifício qualquer, sem nada de especial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2004-12-01
How to Cite
NOBREGA, Rodrigo. Mito da Regeneração Nacional: Missionários protestantes, políticos liberais e a salvação do Brasil (século XIX). Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, 2004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/27587. Acesso em: 11 may. 2025.
Issue
Section
Artigos Livres
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional