Autonomização e autonomia: uma complexa relação no campo da pesquisa educacional brasileira

Autores

  • Vera Henriques

Resumo

Este trabalho é fruto de uma trajetória de preocupações que resultou naescolha da área de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (PG-EDU) representada pelaANPEd como centro de estudo. Um longo período de reflexões articuladas durante váriosanos buscando entender a especificidade da produção de conhecimento no campoeducacional e, em especial no campo educacional brasileiro, pode ser considerado o inícioda reflexão sobre o tema. Partindo de ângulos epistemológicos diferentes, questões foramse definindo em relação ao aspecto plural de formação da área e ao seu modo de atuaçãofrente à realidade. Interdisciplinaridade e ciências da educação são, assim, os eixos atravésdos quais tento enfocar o assunto, percebendo que a vinculação entre educação e ciênciassociais e as possíveis questões advindas dessa relação se constituem como um marco a sertrabalhado.

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Publicado

2004-06-01

Como Citar

Henriques, V. (2004). Autonomização e autonomia: uma complexa relação no campo da pesquisa educacional brasileira. Intellèctus, 3(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/27581

Edição

Seção

Artigos Livres