Um intelectual “orgânico”: Octavio Pires e a elaboração da Revista Educação e Ensino, editada no Pará no final do século XIX

Autores

  • Kelly Katia Damasceno Universidade Federal do Pará
  • Sônia Maria da Silva Araújo Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2016.26671

Palavras-chave:

Octavio Pires, Revista Educação e Ensino, Professor-normalista, Intelectual.

Resumo

Este artigo tem como objetivo socializar a contribuição de Octavio Pires, professor normalista e intelectual paraense, na última década do século XIX, que dedicou parte da sua vida a dirigir a Revista Educação e Ensino. A estratégia metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico perpassou os escritos de Gramsci (2001), Semeraro (2006), Viana (1987), Marcelo Garcia (1999), entre outros. Consideramos que a contribuição de Octavio Pires é de fundamental importância, pois possibilitou aos professores, sobretudo, às professoras primárias, a reflexão, discussão e proposição sobre os inúmeros desafios pertencentes à carreira docente e à Instrução Pública do Estado. A propositura desse texto é que outros estudiosos e pesquisadores da educação brasileira, principalmente, paraense, possam realizar a análise aprofundada da legislação aprovada pelo Congresso Estadual, no final do século XIX.

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Como Citar

Damasceno, K. K., & Araújo, S. M. da S. (2016). Um intelectual “orgânico”: Octavio Pires e a elaboração da Revista Educação e Ensino, editada no Pará no final do século XIX. Intellèctus, 15(2), 205–223. https://doi.org/10.12957/intellectus.2016.26671