O projeto educativo de José Vasconcelos no México pós-revolucionário: nacionalismo e modernidade

Autores

  • Regina Crespo Professora do Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe da Universidad Nacional Autónoma de México

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2016.26666

Palavras-chave:

José Vasconcelos, Nacionalismo, projeto cultural-educativo

Resumo

Em junho de 1920, José Vasconcelos foi designado reitor da Universidade Nacional pelo presidente General Álvaro Obregón e, en outubro do ano seguinte, foi nomeado Ministro da Educação, posto que ocupou até julho de 1924. Durante este período, iniciou um ambicioso projeto cultural-educativo de âmbito nacional, que envolveu campanhas de alfabetização, edição e distribuição de livros, construção de bibliotecas e incentivo às artes. O presente trabalho se propõe analisar este projeto, especialmente no que se refere à sua proposta de educação indígena e rural, a fim de observar se e como contribuiu para, como pretendia Vasconcelos, construir um nacionalismo autoafirmativo e transformar o México num país moderno.

Biografia do Autor

Regina Crespo, Professora do Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe da Universidad Nacional Autónoma de México

Em junho de 1920, José Vasconcelos foi designado reitor da Universidade Nacional pelo presidente General Álvaro Obregón e, en outubro do ano seguinte, foi nomeado Ministro da Educação, posto que ocupou até julho de 1924. Durante este período, iniciou um ambicioso projeto cultural-educativo de âmbito nacional, que envolveu campanhas de alfabetização, edição e distribuição de livros, construção de bibliotecas e incentivo às artes. O presente trabalho se propõe analisar este projeto, especialmente no que se refere à sua proposta de educação indígena e rural, a fim de observar se e como contribuiu para, como pretendia Vasconcelos, construir um nacionalismo autoafirmativo e transformar o México num país moderno.

Downloads

Como Citar

Crespo, R. (2016). O projeto educativo de José Vasconcelos no México pós-revolucionário: nacionalismo e modernidade. Intellèctus, 15(2), 122–144. https://doi.org/10.12957/intellectus.2016.26666