O ceticismo em Edmund Burke e os pilares do conservadorismo moderno

Autores

  • Marcos Paulo Quadros Faculdade da Serra Gaúcha

Palavras-chave:

Edmund Burke, conservadorismo, ceticismo político

Resumo

O artigo investiga o pensamento de Edmund Burke, conferindo especial atenção ao ceticismo político como elemento central de sua filosofia política conservadora. A pesquisa detém-se especialmente no exame da obra seminal do autor, Reflections on the Revolution in France, e nas contribuições de autores referenciais que interpretaram o conservadorismo e as ideias burkeanas. Embora sugira que valores como tradição, defesa da ordem, hierarquia, comunitarismo e oposição ao racionalismo sejam ingredientes importantes para os argumentos de Burke, o artigo sustenta que o ceticismo político seria o grande pilar do conservadorismo, o qual permanece presente no moderno pensamento conservador.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Quadros, Faculdade da Serra Gaúcha

Bacharel em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais (PUCRS/Instituto de Estudos Políticos – Lisboa). Pesquisador do Centro de Análises Econômicas e Sociais (CAES) e Coordenador de Graduação da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Quadros, M. P. (2015). O ceticismo em Edmund Burke e os pilares do conservadorismo moderno. Intellèctus, 14(1), 168–187. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/18803