O papel pedagógico dos jornalistas no Rio de Janeiro oitocentista

Autores

  • Vinicius Cranek Gagliardo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Imprensa, Pedagogia, Intelectual

Resumo

Durante o século XIX, a imprensa brasileira caracterizou-se pela estreita vinculação com a instrução da população. Até 1841, a instrução associou-se ao esclarecimento político e a liberdade e prosperidade dos povos. O jornalista deveria defender suas ideias e posicionamentos sobre os assuntos políticos, procurando influenciar os leitores/ouvintes. Neste contexto, a imprensa passou a ser vista como instrumento de difusão particularmente de ideias políticas. Este artigo tem por objetivo explicitar o papel pedagógico de esclarecedor das ideias políticas conferido aos jornalistas no Rio de Janeiro nas décadas de 1820 e 1830, bem como apontar para a consolidação, por meio da imprensa literária a partir dos anos 1840, da figura do intelectual como mentor da sociedade.

Biografia do Autor

Vinicius Cranek Gagliardo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em História na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca

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Publicado

2015-07-07

Como Citar

Gagliardo, V. C. (2015). O papel pedagógico dos jornalistas no Rio de Janeiro oitocentista. Intellèctus, 14(1), 127–141. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/18801