Francisco Pompêo do Amaral: médico, jornalista, professor e escritor científico no campo da alimentação e da nutrição no Brasil
Palavras-chave:
Alimentação, Nutrição, Historiografia, IntelectuaisResumo
O presente trabalho aborda a importância de Francisco Pompêo do Amaral (1907-1990), enquanto jornalista, escritor, nutrólogo e sociólogo no campo da alimentação e nutrição no Brasil. Em 1939, Pompêo do Amaral foi contratado como médico chefe da Superintendência do Ensino Profissional do Estado de São Paulo, criando o primeiro curso de formação de técnicos em alimentação no país. Este trabalho objetiva divulgar, por meio de suas obras publicadas em livros e artigos em revistas científicas, essa primazia, pois quase não existem registros sobre a origem desse curso, cuja aula inaugural foi em 17 de maio de 1939. Como intelectual, esse médico e professor foi um dos fundadores e colaborador da Revista Brasiliense, entre 1955 e 1965. Nesse período, a Livraria José Olympio Editora, conhecida por publicar grandes escritores e intelectuais brasileiros, publicou três obras premiadas em nível nacional de Pompêo do Amaral, relacionadas com a qualidade da alimentação da população brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional