Padre Raphael Maria Galanti: intelectual e historiador jesuíta
Palavras-chave:
Intelectual, Companhia de Jesus, Livro Didático, Historiografia BrasileiraResumo
A educação foi uma das pedras fundamentais da Companhia de Jesus. Dedicada principalmente aos jovens, com colégios fundados por todo mundo, a Ordem foi extinta em 1759, como uma das consequências da Reforma Pombalina. Em 1814, no entanto, a Companhia foi restaurada pelo Papa Pio VII, que assinou a bula reconstituindo a Ordem Inaciana e possibilitou a reabertura das suas instituições de ensino. Apoiamo-nos no conceito de rede de sociabilidade de Jean-François Sirinelli, que se refere à forma como essa rede se constitui, seja geográfica ou afetivamente; como esses intelectuais se congregam, nas suas adesões e rejeições; quais seus itinerários e como influenciaram a escrita da História do Brasil. Nesta, a Companhia de Jesus foi representada pelo Padre Raphael Maria Galanti. Assim, nosso objetivo é resgatar a trajetória do Padre Galanti, vista do “ângulo morto” a que se refere Sirinelli, até mesmo dentro da própria Companhia de Jesus, tratando-o como objeto de estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Intellèctus pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma LicençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), após o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Nesse caso, deverão ser fornecidos o crédito apropriado e um link do repositório original.
A Revista Intellètus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.