Intelectuais viajantes: caminhos para uma história da educação na América Latina

Autores

  • Alexandra Lima da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Viajantes, Relatos de viagem, América Latina

Resumo

 

Muitos viajantes deixaram por escrito impressões a respeito dos locais visitados. Este artigo tem como objetivo compreender os olhares de três viajantes latinoamericanos entre 1850-1920. Pretende-se defender que, em linhas gerais, os viajantes nascidos na Ibero-América viveram em meio aos debates e transformações empreendidas na passagem do século XIX para o século XX. Deste modo, foram selecionadas para a análise, as experiências do historiador brasileiro José Francisco da Rocha Pombo, bem como as trajetórias dos intelectuais argentinos Domingo Faustino Sarmiento, Florencio Varela e Juan Alberdi e dos chilenos José Abelardo Nuñez e Hugo Lea-Plaza. O trabalho procurar estabelecer os pontos de aproximação nos olhares construídos pelos mesmos em seus relatos de viagem em relação aos projetos de educação para a América Latina.

Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2015-07-07

Como Citar

Silva, A. L. da. (2015). Intelectuais viajantes: caminhos para uma história da educação na América Latina. Intellèctus, 14(1), 1–16. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/18794