Arcadianos e os usos do passado: uma análise do projeto histórico-cultural da Arcádia Iguaçuana de Letras (AIL) (Nova Iguaçu, 1955-1970)

Autores

  • Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre Mestranda em História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Intelectuais, Arcádia, Nova Iguaçu.

Resumo

O presente trabalho se propõe adiscutir, à luz do teórico Antonio Gramsci, opapel desempenhado pelos intelectuais daArcádia Iguaçuana de Letras (AIL) na escrita deuma história local. A partir desta instituição,situada no município de Nova Iguaçu entre osanos de 1955 e 1970, pretende-se analisar aorganicidade destes indivíduos na elaboração deum discurso memorialístico municipal. Pautadapelos conceitos de intelectual orgânico ehegemonia, analiso a organização culturalconstruída por este grupo literário.Primeiramente contextualizo a criação dainstituição, seus membros e objetivos, a partirde um conjunto de notas e matérias publicadasno semanário local Correio da Lavoura. Apartir disso discute-se como este grupo de“iguaçuanos ilustres” se coloca no papel deeducadores, organizadores e dirigentes políticosdo respectivo município fluminense. Seráigualmente analisado como os “árcades”constituíram um consenso hegemônico atravésda liderança cultural e político-ideológica, a fimde que seu comando sobre o aparelhoadministrativo municipal fosse mantido. Porfim, concluiu-se que a AIL foi o resultado deum esforço do grupo dirigente para conservaçãode princípios e valores socioeconômicos eprincipalmente históricos e culturais.

Downloads

Como Citar

Alexandre, M. L. B. da S. (2015). Arcadianos e os usos do passado: uma análise do projeto histórico-cultural da Arcádia Iguaçuana de Letras (AIL) (Nova Iguaçu, 1955-1970). Intellèctus, 13(1), 82–97. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/18217

Edição

Seção

Artigos Livres