Elegendo e venerando os mestres - José Honório Rodrigues e os processos de canonização nos anos 1950-60

Autores

  • Mariana Rodrigues Tavares Bolsista de Iniciação Científica Pibic/UFF/CNPq com o projeto “Escritas da História e construção historiográfica: José Honório Rodrigues no espaço da produção intelectual nos anos 1950”

Palavras-chave:

Disputas Intelectuais, historiografia brasileira, José Honório Rodrigues.

Resumo

O texto a seguir versa sobre o processo de disputas intelectuais e canonização de uma determinada leitura sobre a História do Brasil vivido nos anos de 1950. Parte importante desses debates e monumentalização histórica, a figura do historiador José Honório Rodrigues foi definidora na conformação da historiografia brasileira desse período, como se pode verificar em sua obra Teoria da História do Brasil lançada pela Companhia Editora Nacional na célebre Coleção Brasiliana em 1969. Nessa obra além de evidenciar os principais métodos historiográficos da época, o respectivo historiador elenca determinadas leituras para se compreender a História do Brasil e seus variados gêneros, dentre eles, a História Econômica. É o que se verifica neste artigo.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Tavares, M. R. (2013). Elegendo e venerando os mestres - José Honório Rodrigues e os processos de canonização nos anos 1950-60. Intellèctus, 12(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/17732

Edição

Seção

Artigos Livres