MINHA CASA, MINHA VIDA PROGRAM AND ITS SPATIAL DISTRIBUTION IN RIO DE JANEIRO STATE

Autores

  • Gustavo Bezerra de Brito Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • José Silvan Borborema Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Glaucio José Marafon Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.51548

Palavras-chave:

Estado do Rio de Janeiro. Segregação Socioespacial. Programa Minha Casa Minha Vida.

Resumo

O presente artigo traz como tema aspectos significativos da problemática habitacional brasileira. A falta de moradias, sua qualidade e distribuição espacial são questões relevantes na urbanização do país e, em especial, no Estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, a partir de 2009 um novo ponto de inflexão se faz presente, o “Programa Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV) foi criado de forma a dar subsídios a solvência do déficit habitacional brasileiro, se destacando pelos grandes subsídios orçamentários, do grande volume de construções e avanços na perspectiva social: o Programa buscava atender as faixas de renda mais baixas. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar através da análise dos dados quantitativos e cartográficos um possível aumento da segregação socioespacial no estado do Rio de Janeiro em função da renda, além da concentração de unidades habitacionais nas faixas de renda com maior poder aquisitivo. A metodologia inclui análise de dados quantitativos e espaciais oficiais do Governo Federal, revisão da literatura ligada à habitação no Brasil e elaboração e análise de mapas a partir de dados espaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Bezerra de Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Member of the Nucleum of Studies in Fluminense Geography. Geography doctorate student at Rio de Janeiro State University.

José Silvan Borborema Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Member of the Nucleum of Studies in Fluminense Geography. Doctor in Geography by Rio de Janeiro State University.

Glaucio José Marafon, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor in the Geography Department at Rio de Janeiro State University. Coordinator of the Nucleum of Studies in Fluminense Geography.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

de Brito, G. B., Araújo, J. S. B., & Marafon, G. J. (2020). MINHA CASA, MINHA VIDA PROGRAM AND ITS SPATIAL DISTRIBUTION IN RIO DE JANEIRO STATE. Geo UERJ, (37), e51548. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.51548