A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.35640Palabras clave:
educação a distância, transposição didática, processo ensino aprendizagem, formação de professores.Resumen
O presente trabalho relata a experiência realizada ao longo do curso de formação de licenciandos nas disciplinas de Teoria e Prática em Geografia no sistema semipresencial do curso de Licenciatura em Geografia da UERJ/CEDERJ. Objetiva-se destacar a importância da transposição didática especialmente em um curso na modalidade EaD, na forma como a entendemos, na qual o aprendizado não acontece de forma acidental, mas, ao contrário, requer planejamento e técnicas específicas, ocorrendo fora dos espaços convencionais de ensino, considerando que a comunicação se dá por meio de diferentes tecnologias. A metodologia foi alicerçada nas bases teóricas do construtivismo e do sociointeracionismo. A intenção é contribuir para uma melhor preparação dos licenciandos, para que eles atuem em um sistema de educação inclusiva, no âmbito do qual a pluralidade de subjetividades e saberes seja privilegiada, mesmo com a ciência das dificuldades e dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação de professores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-06-30
Cómo citar
MARAFON, Glaucio José; MARTINS, Anercilia; TEÓFILO, Vanilda. A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 32, p. e35640, 2018. DOI: 10.12957/geouerj.2018.35640. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/35640. Acesso em: 10 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.