A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY

Glaucio José Marafon, Anercilia Martins, Vanilda Teófilo

Resumo


O presente trabalho relata a experiência realizada ao longo do curso de formação de licenciandos nas disciplinas de Teoria e Prática em Geografia no sistema semipresencial do curso de Licenciatura em Geografia da UERJ/CEDERJ. Objetiva-se destacar a importância da transposição didática especialmente em um curso na modalidade EaD, na forma como a entendemos, na qual o aprendizado não acontece de forma acidental, mas, ao contrário, requer planejamento e técnicas específicas, ocorrendo fora dos espaços convencionais de ensino, considerando que a comunicação se dá por meio de diferentes tecnologias. A metodologia foi alicerçada nas bases teóricas do construtivismo e do sociointeracionismo. A intenção é contribuir para uma melhor preparação dos licenciandos, para que eles atuem em um sistema de educação inclusiva, no âmbito do qual a pluralidade de subjetividades e saberes seja privilegiada, mesmo com a ciência das dificuldades e dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação de professores.

Palavras-chave


educação a distância; transposição didática; processo ensino aprendizagem; formação de professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.35640



Direitos autorais 2018 Glaucio José Marafon, Anercelia Martins, Vanilda Teófilo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons