ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS CONCEPÇÕES DE RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO DE PÓS-GRADUANDOS DO INSTITUTO DE BIOFÍSICA DA UFRJ.

Autores

  • Vinícius Carvalho da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2018.37777

Resumo

Neste trabalho analisamos quatro tipos de relação entre ciência e fé religiosa, adotando como parâmetro os modelos elaborados pelo biólogo molecular Dennis Alexander. Conforme tais modelos, os tipos mais comuns de relacionamento entre os dois sistemas de crenças e práticas são o conflito, não interferência, fusão e complementaridade. Em 2017 aplicamos questionários com questões sobre natureza da ciência e relação entre ciência e fé para jovens pesquisadores, estudantes de doutorado e mestrado, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o intuito de verificar suas concepções de relação entre ciência e fé com base nos modelos teóricos aqui adotados. A segunda parte deste trabalho consiste em uma análise estatística e conceitual dos resultados obtidos.

Biografia do Autor

Vinícius Carvalho da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós doutorando em Saúde Pública pelo Instituto de Medicina Social da UERJ

Doutor em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

da Silva, V. C. (2018). ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS CONCEPÇÕES DE RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO DE PÓS-GRADUANDOS DO INSTITUTO DE BIOFÍSICA DA UFRJ. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (4), 173–186. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2018.37777

Edição

Seção

Artigos