ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS CONCEPÇÕES DE RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO DE PÓS-GRADUANDOS DO INSTITUTO DE BIOFÍSICA DA UFRJ.

Vinícius Carvalho da Silva

Resumo


Neste trabalho analisamos quatro tipos de relação entre ciência e fé religiosa, adotando como parâmetro os modelos elaborados pelo biólogo molecular Dennis Alexander. Conforme tais modelos, os tipos mais comuns de relacionamento entre os dois sistemas de crenças e práticas são o conflito, não interferência, fusão e complementaridade. Em 2017 aplicamos questionários com questões sobre natureza da ciência e relação entre ciência e fé para jovens pesquisadores, estudantes de doutorado e mestrado, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o intuito de verificar suas concepções de relação entre ciência e fé com base nos modelos teóricos aqui adotados. A segunda parte deste trabalho consiste em uma análise estatística e conceitual dos resultados obtidos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2018.37777

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Vinícius Carvalho da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Programa de Pós-Graduação em Filsofia da UERJ

ISSN (online): 2526-5792

 

Licença Creative Commons
Em Construção está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Construção pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Em Construção.


Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, sala 9037 – bloco F. Maracanã – Rio de Janeiro. CEP: 20550-900

E-mail: emconstrucaorevista@gmail.com