Disputas epistemológicas e políticas entre imagens de Einstein: diferentes respostas acerca do valor da ciência e da universidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2017.31839Resumo
Como Einstein fazia ciência? Era um homem do laboratório ou um teórico puro? Foi mais influenciado pela busca da verdade ou pelo senso de utilidade? Como concebia a educação e a universidade? Tais questões que abordamos nessetrabalho têm como pano de fundo uma discussão mais ampla: Qual imagem deciência que queremos reforçar? Como desejamos responder a questão: Qual o valor da ciência? Ao analisarmos como Peter Galison e Max Jammer compreendem a ciência de Einstein, esperamos iluminar, ainda que parcialmente, algumas destas questões. No entanto queremos mais do que comentar as respostas dosautores investigados. Buscamos oferecer nosso próprio entendimento acercados problemas levantados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Em Construção está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Construção pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Em Construção.