Enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional em municípios baianos no contexto da pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2022.61924Palavras-chave:
Políticas Públicas de Saúde. Direito à Alimentação Adequada. Pandemia por Covid-19.Resumo
Introdução: A pandemia da Covid-19 possibilitou o agravamento da situação de insegurança alimentar e nutricional (IA) na população. Objetivo: Analisar as principais estratégias institucionais de enfrentamento da IA no contexto da pandemia da Covid-19 em municípios baianos. Métodos: Trata-se de estudo ecológico realizado no período de março a maio de 2020 em 44 municípios da Bahia. As informações foram coletadas por meio de consultas aos Diários Oficiais (DO) dos municípios, com levantamento das estratégias adotadas para o enfrentamento da IA. As estratégias identificadas foram classificadas nas dimensões: renda e condições de vida; saúde, nutrição e acesso aos serviços de saúde; produção e disponibilidade de alimentos; acesso à alimentação adequada e saudável e educação. Resultados: As principais estratégias de enfrentamento da IA adotadas foram da dimensão “renda e condições de vida” – com a oferta de incentivos fiscais (45,5%); a dimensão “acesso à alimentação adequada e saudável” – com estratégias de distribuição de alimentos ou cartão alimentação para alunos matriculados nas escolas (38,6%) e distribuição de cesta básica (34,1%). Conclusão: Este estudo revelou baixa cobertura das estratégias adotadas pelos executivos municipais baianos para enfrentamento da IA durante a pandemia da Covid-19. O estudo evidencia a necessidade de maior proteção social por meio de ações governamentais. É primordial que medidas intersetoriais de curto, médio e longo prazos sejam tomadas para atender, especialmente, às populações mais vulnerabilizadas, no intuito de mitigar os impactos sociais e econômicos durante e após a pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.