DISCURSOS DE PROMOÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO E A CONFORMAÇÃO DA(S) MATERNIDADE(S) CONTEMPORÂNEA(S)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43716

Palavras-chave:

Aleitamento materno. Maternidade. Estudos de Gênero. Comunicação em Saúde.

Resumo

Este ensaio objetiva refletir sobre o papel histórico dos discursos pró-aleitamento materno na conformação de certos modelos de maternidade em voga no mundo ocidental contemporâneo, tema que vem suscitando discussões em países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, entre outros. Sua base teórico-metodológica compreende dois campos principais: o primeiro é o da Teoria dos Discursos Sociais ou Semiologia dos Discursos Sociais, que, aplicado ao material empírico por meio da Análise de Discurso, entende o discurso como constitutivo/constituinte das relações sociais de poder; analisa-o com base nas suas marcas ou pistas textuais; problematiza os sentidos privilegiados e naturalizados nesses discursos, relacionando-os às ideologias implicadas, consciente ou inconsciente, em sua concepção; e pensa a comunicação como processo de negociação de sentidos entre sujeitos emissor e receptor. O outro é o dos Estudos de Gênero, que questiona a suposta essência sexual dos conceitos de masculino e feminino, argumentando que eles estão imersos na esfera política e atuam no sentido de legitimar a desigualdade na distribuição do poder entre os sexos na sociedade. De acordo com a análise dos discursos oficiais que embasou este artigo, os discursos contemporâneos pró-aleitamento materno corroboram, em grande medida, a concepção dos seios, do corpo e da subjetividade materna como objetos de regulações externas, sendo a mulher compreendida como um meio de fornecimento do melhor alimento à criança. Desse modo, concorrem para a conformação e manutenção de certos modelos de maternidade em vigor, estabelecendo um recorte no imaginário social do que viria a ser uma “boa mãe”.

DOI: 10.12957/demetra.2019.43716

 

 

Biografia do Autor

Irene Rocha Kalil, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)

Irene Kalil é doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Possui mestrado em Educação e especialização em Sociologia Urbana, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia. É servidora da Fiocruz, onde coordena o Núcleo de Comunicação Social e Design do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Atualmente, desenvolve também atividades de pesquisa, orientação e docência no campo da informação e comunicação em saúde.   

Adriana Cavalcanti de Aguiar, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)

Adriana Cavalcanti de Aguiar é médica e pesquisadora. Mestre em Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutora em Educação (Harvard University). Pesquisadora em Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz e Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Também é Professora Visitante da École des Hautes Études en Santé Publique e Membro do Conselho Editorial de Pedagogia em Promoção da Saúde.

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Kalil, I. R., & Aguiar, A. C. de. (2019). DISCURSOS DE PROMOÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO E A CONFORMAÇÃO DA(S) MATERNIDADE(S) CONTEMPORÂNEA(S). DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e43716. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43716

Edição

Seção

ARTIGOS TEMÁTICOS "Aleitamento materno, alimentação complementar e saúde”