ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE POSTS SOBRE ALIMENTAÇÃO DIVULGADOS POR INFLUENCIADORAS DIGITAIS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

Autores

  • João de Jesus Oliveira Mota Universidade da Amazônia
  • Lorena Casseb de Almeida Universidade da Amazônia
  • Vania Hellaine Sarges Neves Universidade da Amazônia
  • Elenilma Barros da Silva Universidade da Amazônia
  • Dyanara de Almeida Oliveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.39076

Palavras-chave:

Instagram. Influenciadoras digitais. Alimentação. Publicidade.

Resumo

Objetivo: Analisar os conteúdos de posts sobre alimentação divulgados por influenciadoras digitais na rede social Instagram. Método: Estudo de caráter qualitativo realizado por meio de observação no período de junho a setembro de 2018. Foram analisados posts sobre alimentação e nutrição de três influenciadoras identificadas como A, B e C, que foram submetidos ao programa Iramuteq e analisados por meio da classificação hierárquica descendente. Em seguida, foram analisadas as três publicações com maior número de comentários e curtidas, assim como a interação dos seguidores a partir dos comentários e as hashtags mais evidentes no período da coleta. Resultado: Após a análise, foram obtidas hierarquicamente cinco classes de palavras: “saúde”, “pq”, “receita”, “dieta” e “misturar”, resultantes dos discursos das influenciadoras. Nos comentários analisados, observou-se grande interação dos seguidores, visto que estes tomam as influenciadoras como modelo de inspiração. Em relação à análise das hashtags, constataram-se conteúdos publicitários, o que caracteriza patrocínio. Discussão: O estilo de vida evidenciado pelas influenciadoras no Instagram se dá através de uma alimentação denominada saudável, e que para ter saúde, é necessária uma dieta baseada em determinados componentes alimentares, através de receitas ou preparações que fazem parte do perfil alimentar. Além disso, as influenciadoras apresentam relação com determinadas marcas de produtos alimentícios. Conclusão: A análise dos perfis permitiu entender que suas publicações superestimam a saúde no sentido estético, reforçando algumas práticas alimentares, produtos dietéticos entre outros, atuando como importante formador de opinião para os seguidores em relação a alimentação e aspectos de consumo.

DOI: 10.12957/demetra.2019.39076

Biografia do Autor

João de Jesus Oliveira Mota, Universidade da Amazônia

Estudante do ultimo semestre  curso de nutrição da Universidade da Amazônia, com participação em congressos na função de congressista e participação em oficinas profissionalizantes.

Lorena Casseb de Almeida, Universidade da Amazônia

Estudante do ultimo semestre  curso de nutrição da Universidade da Amazônia, com participação em congressos na função de congressista e participação em oficinas profissionalizantes.

Vania Hellaine Sarges Neves, Universidade da Amazônia

Estudante do ultimo semestre  curso de nutrição da Universidade da Amazônia, com participação em congressos na função de congressista e participação em oficinas profissionalizantes.

Elenilma Barros da Silva, Universidade da Amazônia

Nutricionista Mestre em saúde, sociedade e endemias na Amazônia, Docente do curso de nutrição na Universidade da Amazônia

Dyanara de Almeida Oliveira, Universidade Federal do Pará

Nutricionista Mestre em Nutrição Humana, Centro de referência em obesidade

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Oliveira Mota, J. de J., de Almeida, L. C., Sarges Neves, V. H., da Silva, E. B., & Oliveira, D. de A. (2019). ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE POSTS SOBRE ALIMENTAÇÃO DIVULGADOS POR INFLUENCIADORAS DIGITAIS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e39076. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.39076

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais em Alimentação