PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM DIETAS HOSPITALARES SERVIDAS NO ALMOÇO DA CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE GOIÂNIA, GO

Mariana de Souza Alves Mendes, Carla Carolina Batista Machado, Valeria de Souza Abreu

Resumo


Objetivo: Avaliar a satisfação dos pacientes com relação às dietas hospitalares oferecidas em um hospital público de Goiânia-GO, identificando quais causam maior insatisfação e quais são satisfatórias. Métodos: Estudo descritivo, observacional e qualitativo realizado na clínica médica. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos pacientes sobre os atributos sensoriais (aparência, odor/cheiro, sabor/tempero, temperatura e quantidade oferecida). Para as análises de dados, as dietas foram separadas em livre, branda, pastosa, líquida, com sal e sem sal; os testes utilizados foram teste de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney, para comparação entre médias. Resultados e Discussão: Encontrou-se diferença significativa entre as dietas livre e pastosa para o atributo “aparência” e “odor/cheiro”, com valor de p=0,033. E entre as dietas com e sem sal, houve diferença significativa em relação ao atributo “sabor/tempero”, com valor de p=0,035. Foi considerado significante valor p<0,05 para as duas análises. Observou-se que a dieta líquida obteve menor satisfação, assim como a dieta sem sal; as demais de modo geral foram bem satisfatórias na opinião dos pacientes. Conclusão: As dietas livre, branda, pastosa e com sal foram avaliadas como satisfatórias pelos pacientes. Já as dietas líquidas e sem sal obtiveram médias menores para os atributos “aparência”, “odor/cheiro” e “tempero/sabor”, respectivamente, apresentando menor satisfação quando comparadas às outras dietas.

DOI: 10.12957/demetra.2019.38989


Palavras-chave


Dieta. Satisfação do paciente. Hospitais públicos.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38989

e-ISSN: 2238-913X


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