PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NA APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NUTRIÇÃO PADRONIZADO PROPOSTO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Andréa Fraga Guimarães, Adriana Garcia Peloggia de Castro

Resumo


A Associação Brasileira de Nutrição, em seu Manual Orientativo de Sistematização do Cuidado de Nutrição, recomenda o uso do diagnóstico de nutrição padronizado proposto pela Academy of Nutrition and Dietetics. Nessa proposta, o diagnóstico de nutrição deve ser composto pela redação padronizada do denominado “PEI”, “Problema, Etiologia e Indicadores”, em que um Problema está “relacionado a” uma Etiologia e é “evidenciado por” Indicadores nutricionais e representa uma forma nova e diferente de registro do diagnóstico realizado por nutricionistas. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de acadêmicos do curso de graduação em Nutrição sobre a aplicação da padronização do diagnóstico de nutrição no estágio supervisionado em Nutrição Clínica de uma instituição de ensino superior. Foram entrevistados 30 estudantes com base em um roteiro semiestruturado e os dados analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise da transcrição das entrevistas permitiu identificar quatro ideias centrais, das quais duas representavam barreiras: dificuldade na redação do PEI com terminologia padronizada e desconhecimento do diagnóstico de nutrição padronizado pelos preceptores de estágio. As duas vantagens identificadas foram: auxilia no planejamento da assistência nutricional e favorece a comunicação entre nutricionistas e demais profissionais. Assim, na percepção dos estudantes entrevistados, a aplicação do diagnóstico de nutrição padronizado sugerido pela Associação Brasileira de Nutrição pode melhorar a assistência nutricional e a comunicação interprofissional, embora a redação e a operacionalização sejam complexas. Espera-se sua disseminação entre os nutricionistas brasileiros, para que se possa discutir o assunto para futura implantação.

DOI: 10.12957/demetra.2019.38766

 


Palavras-chave


Diagnóstico. Nutrição. Pesquisa qualitativa. Ciências da Nutrição.

Texto completo:

PDF-PORT PDF-ENG (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38766

e-ISSN: 2238-913X


Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.