CARACTERIZAÇÃO DOS ATRIBUTOS RELACIONADOS À SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA UAN INSTITUCIONAL: MODELO KANO

Autores

  • Kaliane da Silva Feitosa Universidade Federal do Piauí
  • Leiliane de Sousa Luz Universidade Federal do Piauí
  • Ellaine Santana de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Victor Alves de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Jessica Pinheiro Mendes Sampaio Universidade Federal do Piauí
  • Sabrina Almondes Teixeira Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.37662

Palavras-chave:

Alimentação Institucional. Comportamento do consumidor. Gestão da qualidade.

Resumo

Objetivou-se caracterizar os principais atributos ligados à satisfação dos usuários de uma Unidade de Alimentação e Nutrição institucional, com base no modelo Kano. Desenvolveu-se um estudo transversal, descritivo, aplicando questionário com questões socioeconômicas e o modelo Kano, com uma população amostral de 330 universitários regularmente matriculados. A amostra teve caráter homogêneo, sendo classificada nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde. Percebeu-se que os atributos avaliados dentro do modelo Kano obtiveram resultados “unidimensionais”, trazendo satisfação para os entrevistados em proporção ao seu desempenho. Caso não estivesse presente, resultaria em insatisfação, exceto o atributo “atendimento”, que foi classificado como “atrativo”, poisquanto melhor os usuários fossem atendidos, maior a satisfação. Assim, conclui-se que, o modelo Kano mostrou-se eficiente para avaliar a qualidade na prestação de serviços sem fins lucrativos. E ainda, é possível verificar os principais atributos que impactam na satisfação, priorizando-seassim os ajustes para suas melhorias.

DOI: 10.12957/demetra.2019.37662

Biografia do Autor

Kaliane da Silva Feitosa, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do Curso de Bacharelado em Nutrição, Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Leiliane de Sousa Luz, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do Curso de Bacharelado em Nutrição, Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Ellaine Santana de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Mestre em Saúde e Comunidade, Responsável Técnica do Restaurante Universitário da  Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Victor Alves de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Mestre em Ciências e Saúde, Docente vinculado ao Curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Jessica Pinheiro Mendes Sampaio, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição, Docente vinculada ao Curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Sabrina Almondes Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição, Docente vinculada ao Curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Feitosa, K. da S., Luz, L. de S., Oliveira, E. S. de, Oliveira, V. A. de, Sampaio, J. P. M., & Teixeira, S. A. (2019). CARACTERIZAÇÃO DOS ATRIBUTOS RELACIONADOS À SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA UAN INSTITUCIONAL: MODELO KANO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e37662. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.37662

Edição

Seção

Alimentação para Coletividades