ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS CONGELADOS E READY TO HEAT VERSUS TENDÊNCIA DE SAÚDE E BEM-ESTAR EM PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Jéssica Petersen Kruel
  • Poliana Deyse Gurak
  • Monica Concha-Amin Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32455

Palavras-chave:

Publicidade Direta ao Consumidor. Alimentos Industrializados. Alimentos Congelados. Comportamento do Consumidor. Saúde Pública.

Resumo

Objetivos: Verificar se produtos alimentícios classificados como ultraprocessados congelados e ready to heat, comercializados na cidade de Porto Alegre-RS, estão sendo fabricados com atributos da tendência de saúde e bem-estar. Metodologia: O grupo de produtos analisados inclui: pizzas, lasanhas e pratos prontos como massa à bolonhesa, massa quatro queijos, risotos, nuggets, entre outros. A escolha da unidade visitada se baseou na localização predominante da classe econômica C na cidade de Porto Alegre, registrada na Análise Socioeconômica Porto Alegre 2017. Resultados: Um total de 77% da amostra geral foi classificado com excesso de gordura; 95% com excesso de sódio; 70% sem corantes adicionados intencionalmente e 78% sem conservantes. Apenas 11% foram considerados light em sódio; 74% como não fonte de fibras; e 74% não utilizam publicidade no rótulo para diferenciar seu produto no mercado. O grupo A (das marcas mais lembradas) possuiu maior peso da porção (g), maior porcentagem vindo de gorduras totais (%), gorduras totais (g) e fibras na porção (g), maior relação sódio/kcal, maior número de ingredientes, de produtos light, de produtos fontes de fibras e uso de publicidade no rótulo. Já o grupo B (das marcas menos lembradas) apresentou unicamente maior quantidade de gordura trans na porção. Discussão: Diante de concorrentes com produtos menos “saudáveis” nas prateleiras do varejo supermercadista, as grandes marcas continuam apostando mais na produção e comercialização de grandes volumes do que na tendência de saúde e bem-estar. Conclusões: Os rótulos investigados não mostraram evidências para se encaixarem na linha de produtos com atributos da tendência de saúde e bem-estar. No entanto, para o caso de rótulos de produtos congelados ready to heat das marcas mais lembradas, foi possível identificar, embora discretamente, alguns aspectos dessa tendência, tais como presença de versões light, ter mais gramas de fibras na porção e fontes de fibras, menos gordura trans na porção e não adição de aditivos intencionalmente. Dessa forma, os consumidores da classe econômica C, em Porto Alegre, têm nessa linha de produtos poucas alternativas para uma alimentação mais saudável, sugerindo maior atenção para os formuladores de políticas e práticas para melhor qualidade de vida relacionada à nutrição.

DOI: 10.12957/demetra.2018.32455

Biografia do Autor

Jéssica Petersen Kruel

Nutricionista - UFCSPA

Poliana Deyse Gurak

Departamento de Nutrição, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre- UFCSPA -).

Monica Concha-Amin, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (DECESA)

M.S. e D.S. em Economia Aplicada (UFV e UFRGS respectivamente)

CV: http://lattes.cnpq.br/0268693055487067

Doutora pela UFRGS (2006-2011)- Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE). Área: Economia Aplicada. Linha de pesquisa: Desenvolvimento Humano e Regional. Preferência pela pesquisa aplicada com base em evidência empírica, aplicações à economia e outras ciências tendo em conta a importância da análise transversal. Temas: análise da criminalidade, delinquência e outros assuntos tais como "Trabalho e Juventudes", "Economia da Saúde". Possui graduação em Economia pela Universidad del Valle (Valle del Cauca, Colômbia, 1997) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais, Brasil, 2003). Tem experiência em docência e atua como pesquisadora em temas diversos: cálculo de indicadores, estudos relacionados com Juventudes e inclusão social, Direito e Economia, Pobreza e Meio Ambiente, Organização Industrial, Economia da Saúde. Trabalhou no setor bancário na Colômbia no período entre 1998 e 2002. Propôs site e-business para microempresas rurais na Colômbia em 2000 -2001. Research in empirical facts, indicators, surveys, Law and Economics, Poverty and Environment, and Industrial Economics. Economist by Universidad del Valle (Colombia, 1997) and M.S. in Applied Economics by Universidade Federal de Viçosa (Brasil, MG, 2003). D.S. in Applied Economics by Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Subjects: youth and job search, turnover, industrial organization, criminality, drugs, indicators, health and economics, poverty and environment.

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Kruel, J. P., Gurak, P. D., & Concha-Amin, M. (2018). ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS CONGELADOS E READY TO HEAT VERSUS TENDÊNCIA DE SAÚDE E BEM-ESTAR EM PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 37–54. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32455

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE