DIALOGANDO SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS MERENDEIRAS NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.31340Palavras-chave:
Alimentação Escolar. Pesquisa Qualitativa. Educação Alimentar e Nutricional.Resumo
Objetivo: Discutir o papel da merendeira no Programa Nacional de Alimentação Escolar, assim como suas possibilidades e desafios nas ações de Educação Alimentar e Nutricional. Metodologia: Pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de Grupo de Diálogos. O grupo estudado foi composto por 23 merendeiras de uma cidade da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. Resultados e Discussão: O potencial educativo das merendeiras está apoiado nas relações de afeto que desenvolvem com os educandos e nas qualificações que realizam para desenvolver novas habilidades. Entretanto, a falta de tempo e de integração com a equipe escolar se apresentam como desafios para a realização da função educativa dessas profissionais. Conclusão: A função educativa da merendeira está permeada de possibilidades e desafios, sendo interessante valorizar seus aspectos potenciais para a Educação Alimentar e Nutricional e contribuir para a superação de seus desafios. Assim, será possível usufruir ainda mais do potencial educativo desse programa.
DOI: 10.12957/demetra.2018.31340
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.