DIALOGANDO SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS MERENDEIRAS NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

  • Kelly dos Santos Gomes Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.31340

Palavras-chave:

Alimentação Escolar. Pesquisa Qualitativa. Educação Alimentar e Nutricional.

Resumo

Objetivo: Discutir o papel da merendeira no Programa Nacional de Alimentação Escolar, assim como suas possibilidades e desafios nas ações de Educação Alimentar e Nutricional. Metodologia: Pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de Grupo de Diálogos. O grupo estudado foi composto por 23 merendeiras de uma cidade da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. Resultados e Discussão: O potencial educativo das merendeiras está apoiado nas relações de afeto que desenvolvem com os educandos e nas qualificações que realizam para desenvolver novas habilidades. Entretanto, a falta de tempo e de integração com a equipe escolar se apresentam como desafios para a realização da função educativa dessas profissionais. Conclusão: A função educativa da merendeira está permeada de possibilidades e desafios, sendo interessante valorizar seus aspectos potenciais para a Educação Alimentar e Nutricional e contribuir para a superação de seus desafios. Assim, será possível usufruir ainda mais do potencial educativo desse programa.

DOI: 10.12957/demetra.2018.31340

 

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Gomes, K. dos S., & Fonseca, A. B. C. da. (2018). DIALOGANDO SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS MERENDEIRAS NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 55–68. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.31340

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE