ALIMENTOS ORGÂNICOS E/OU AGROECOLÓGICOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Letiane de Souza Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernanda Camboim Rockett Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Gabriela Cheuiche Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rafaela da Silveira Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana Beatriz Almeida de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30699

Palavras-chave:

Alimentação Escolar. Segurança Alimentar e Nutricional. Alimentos Orgânicos.

Resumo

Objetivo: Descrever a aquisição de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Metodologia: Estudo transversal, com envio de questionário eletrônico aos 497 municípios do estado, que contemplava: se houve compra de orgânicos e/ou agroecológicos em 2014, principais dificuldades, fatores que influenciaram a escolha, certificação e os alimentos adquiridos. Resultados: Foram obtidas respostas de 362 municípios, sendo que destes, 94 (26,0%) referiram comprar produtos orgânicos e/ou agroecológicos, o que caracteriza 18,9% do total de municípios do estado. As principais dificuldades apontadas para a compra desses alimentos foram a baixa quantidade (54,4%; n=197) e variedade (51,9%; n=188); as principais motivações foram, de forma geral, centradas na preocupação com a saúde e o meio ambiente, relatadas por mais de 60% dos municípios. Destes, 60,6% (n=57) relataram que os produtos não tinham certificação ou a desconheciam. Os produtos mais adquiridos foram: alface, laranja e repolho. Conclusão: Embora com percentuais baixos, alimentos orgânicos e/ou agroecológicos estão sendo incluídos na alimentação escolar do estado. Há necessidade de articulação entre responsáveis técnicos, agricultores familiares e demais envolvidos para que essa prática seja desenvolvida e efetivada.

DOI: 10.12957/demetra.2018.30699

Biografia do Autor

Letiane de Souza Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Pós-graduanda na Residência Multiprofissional - núcleo de nutrição com ênfase em Terapia Intensiva pelo Instituição Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre / UFCSPA (atual).

Fernanda Camboim Rockett, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nutricionista graduada pela UFRGS, Mestra pelo PPG em Medicina: Ciências Médicas - UFRGS e Doutoranda pelo PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos - UFRGS (atual). Possui especialização em Nutrição Clínica Personalizada - FATO. Atualmente participa do Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição - CESAN - HCPA/UFRGS - e do grupo de pesquisa Compostos Bioativos, Valor Nutricional e Processamento de Alimentos da UFRGS. Foi Nutricionista Agente do PNAE do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar - CECANE UFRGS, com experiência na área.

Gabriela Cheuiche Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  Especialização em andamento em Nutrição em Oncologia - Hospital Moinhos de Vento, HMV, Brasil.

Rafaela da Silveira Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS (2014) Doutoranda em Epidemiologia (UFRGS). Docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia do Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter. Integrou o NESCA - Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente no período de 2012-2015. Atuou como nutricionista do CECANE UFRGS, Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar da UFRGS (2012-2016), como docente de cursos relacionados à alimentação escolar, e no desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e educação continuada com ênfase em Educação Alimentar e Nutricional, Avaliação Nutricional e Planejamento de Cardápios. Atua em projetos de pesquisa nas linhas de gestação de alto risco, desenvolvimento infantil, alimentação escolar e nutrição na infância (UFRGS, HCPA). Tem interesse nas áreas de Nutrição nos Ciclos da Vida, Nutrição e Dietética, Nutrição Materno Infantil, Aleitamento Materno, Alimentação Escolar e Nutrição Comportamental.

Ana Beatriz Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado e doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFRGS, consultora da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o processo de avaliação e categorização dos restaurantes para a Copa do Mundo FIFA 2014. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Microbiologia dos Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Alimentação Escolar, Perfil dos Trabalhadores, Controle de Qualidade e Restaurantes.Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição, obtido por meritocracia (2014).

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Machado, L. de S., Rockett, F. C., Pires, G. C., Corrêa, R. da S., & de Oliveira, A. B. A. (2018). ALIMENTOS ORGÂNICOS E/OU AGROECOLÓGICOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 101–115. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30699

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE