ESTADO NUTRICIONAL E TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA , CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Raimunda Gerlane Lima Maia Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.
  • Bárbara de Cerqueira Fiorio Universidade Federal do Ceará (UFC); Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Juliana Zani de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.
  • Francisco Regis da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30654

Palavras-chave:

Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos. Imagem Corporal. Estado Nutricional.

Resumo

Transtornos alimentares tendem a ocorrer entre mulheres jovens, colocando universitárias como grupo de risco. Este estudo objetivou avaliar o estado nutricional agregado à percepção da imagem corporal e ao comportamento alimentar de estudantes do sexo feminino do curso de Nutrição. Trata-se de estudo transversal, do tipo descritivo e analítico, com amostra aleatória representativa, que utilizou o índice de massa corporal (IMC) autorreferido; o Body Shape Questionnaire (BSQ); o Bulimic Investigatory Test Edinburg (BITE); e o Eating Attitudes Test (EAT-26). Foram empregadas análises descritivas de média ± desvio padrão (DP) e frequências simples e relativas. Para a análise de diferenças estatísticas, utilizou-se a análise de variância (Anova), e o nível de significância entre os grupos foi determinado pelo teste de Turkey, com nível de significância p<0,05. As médias ± DP de idade e IMC foram 23 ± 4 anos e 23,39 ± 4,01, respectivamente. As prevalências foram: 46,14% apresentaram distorção da imagem corporal pelo BSQ; 9,62% tiveram risco de desenvolver distúrbios alimentares pelo EAT-26; e 15,38% expressaram comportamento alimentar anormal. Na população estudada, há grande preocupação com o corpo, o que demonstra influência da pressão sociocultural nesse grupo.

DOI: 10.12957/demetra.2018.30654

Biografia do Autor

Raimunda Gerlane Lima Maia, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.

Possui graduação em Bacharelado em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte

Bárbara de Cerqueira Fiorio, Universidade Federal do Ceará (UFC); Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Bacharel em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterápica, pelo Instituto Ana Paula Pujol e Faculdade Inspirar. Mestre em Nutrição e Saúde pela UECE. Doutoranda pelo programa de pós graduação em ciências morfofuncionais (UFC). Nutricionista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Reitoria.

Juliana Zani de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.

Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e Especialização em Nutrição e Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atualmente é Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com experiência nas áreas de Nutrição Esportiva e Clínica

Francisco Regis da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - 2016). Mestrando em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2017). Especializando em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE - 2016). Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação e Análise Estatística em Saúde Coletiva - PESQSAÚDE, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco José Maia Pinto. Proficiência em Língua Inglesa e Língua Espanhola obtidas através do Núcleo de Línguas (NUPEL) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Mossoró (Julho - 2016). Exerce atividade de consultor &quot;ad hoc&quot;, participando no processo de revisão técnica dos artigos científicos submetidos para publicação nos periódicos: Revista Brasileira de Ciências da Saúde (IMES); Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES); Revista Pubvet; Revista INTERAÇÕES - Revista Internacional de Desenvolvimento Local; e Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Tenho interesse e experiência acadêmica nas áreas de pesquisa, ensino e extensão em Nutrição, Alimentos, Saúde Coletiva/Saúde Pública.

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Maia, R. G. L., Fiorio, B. de C., de Almeida, J. Z., & da Silva, F. R. (2018). ESTADO NUTRICIONAL E TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA , CEARÁ, BRASIL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 135–145. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30654

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE