COMPORTAMENTO ALIMENTAR E PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO

Autores

  • Pâmela Capelari Universidade Federal de Santa Maria
  • Giovana Cristina Ceni Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Alimentos e Nutrição. Palmeira das Missões-RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30309

Palavras-chave:

Câncer. Comportamento alimentar. Estado nutricional. Quimioterapia.

Resumo

Introdução: A alimentação possui ampla importância na terapêutica oncológica, sendo que a morbimortalidade depende do perfil nutricional dos pacientes. Objetivo: Verificar o comportamento alimentar e o perfil nutricional de pacientes adultos em tratamento quimioterápico. Metodologia: Estudo transversal, de caráter quantitativo, desenvolvido em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia no município de Ijuí - RS. Foram avaliados os pacientes oncológicos adultos, de ambos os sexos, durante o período de agosto a setembro de 2015. As variáveis analisadas foram as características sociodemográficas e clínicas dos pacientes, o comportamento alimentar, o consumo dietético e a avaliação antropométrica. Resultados: Participaram 100 pacientes, sendo a maioria do sexo feminino (56%). O diagnóstico primário principal foi o de câncer de mama (51,79%) entre as mulheres e de pulmão (15,91%) entre os homens. Houve predomínio de aversões alimentares a carnes, alimentos gordurosos, doces e alimentos sólidos. A caracterização da alimentação devido ao tratamento foi estatisticamente significante (p=0,035). Indivíduos de ambos os sexos apresentaram consumo energético médio menor que 1300 Kcal/dia. O sobrepeso foi prevalente entre as mulheres (44,64%) e a eutrofia entre os homens (45,45%). Conclusões: O tratamento quimioterápico alterou o comportamento alimentar dos pacientes e o baixo consumo energético e proteico associados a perda de peso sugerem possível risco nutricional.

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Capelari, P., & Ceni, G. C. (2018). COMPORTAMENTO ALIMENTAR E PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 223–240. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30309

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE