CONHECIMENTO E ABORDAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Kátia Francielly Bezerra, Laura Caroline Ferreira Mendes Capuchinho, Lucinéia Pinho

Resumo


Avaliaram-se o conhecimento e a abordagem em alimentação saudável de professores de escolas públicas municipais urbanas de Montes Claros-MG. Com abordagem descritiva e quantitativa, entrevistaram-se 158 docentes de 28 escolas no ano de 2013. Os professores responderam um questionário com questões abertas referente à abordagem do tema “alimentação saudável” (QAAS); e outro com questões de múltipla escolha sobre o “conhecimento nutricional e estratégias para alimentação saudável” (QN). Dos 12 temas do QAAS, sete não foram abordados pela maioria dos professores, que de modo geral não exploraram metodologias alternativas de ensino. O ponto positivo destacado pelos professores foi a aprendizagem dos alunos; os aspectos negativos foram falta de material didático e influência negativa da família. O QN mostrou que 73% dos professores não receberam capacitação específica para trabalhar o tema, e que 72,15% tinham conhecimento moderado dos conteúdos. Conclui-se que as metodologias e recursos didáticos adotados para o ensino da alimentação saudável na escola ainda são incipientes, tímidos e pouco explorados. Ainda, o conhecimento dos professores é apenas moderado, indicando que eles deveriam receber capacitação específica em alimentação saudável e nutrição.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.13182

 

 


Palavras-chave


Alimentação escolar; Educação alimentar e nutricional; Promoção em saúde.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13182

e-ISSN: 2238-913X


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