PROGRAMA DE ATENÇÃO NUTRICIONAL: MARCO HISTÓRICO NA POLÍTICA PÚBLICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PARANÁ

Autores

  • Maria Eliana Madolozzo Schieferdecker Universidade Federal do Paraná
  • Patrícia Audrey Reis Gonçalves Pinheiro Secretaria Municipal de Saúde, Curitiba Paraná
  • Angela Cristina Lucas Nutricionista e coordenadora da Coordenação do Cuidado do Departamento de Atenção Primária à Saúde. Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Paraná, Brasil.
  • Karyne Sant'ana Gonzales Gomes Nutricionista. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Paraná, Brasil
  • Caryna Eurich Mazur Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2014.10520

Palavras-chave:

Terapia nutricional, política pública, direitos humanos, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Este trabalho objetiva traçar o marco histórico do Programa de Atenção Nutricional às Pessoas com Necessidades Especiais de Alimentação (PAN) e os avanços e desafios no que diz respeito à política pública para pessoas com necessidades alimentares especiais no município de Curitiba, Paraná. Historicamente, o PAN foi criado com o intuito de substituir o antigo Programa de Dietas Enterais e Leites Especiais e organizar a atenção nutricional no município, a fim de oferecer melhor assistência nutricional a essas pessoas, com ações baseadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa perspectiva, buscou-se pontuar o marco histórico do PAN na gestão das políticas públicas dentro do SUS, e diante de tal marco, o impacto na gestão, nos profissionais e usuários envolvidos no processo.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2014.10520

 

 

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde; 2012.

Brasil. Constituição Federal. Artigo 196. Brasília: Senado Federal;1988.

Brasil. Congresso Nacional. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 20 set 1990. Brasília; 1990.

BRASIL, A Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação no Brasil - Documento elaborado para a visita ao Brasil do Relator Especial da Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas sobre Direito à Alimentação. Brasília, março de 2002.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução RDC nº 63, de 06 de julho de 2000. Aprova o Regulamento Técnico para fixar os requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Enteral. D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 07 de julho de 2000.

Anker SD, John M, Pedersen PU, Raguso C, Cicoira M, Dardai E, Laviano A, Ponikowski P, Schols AM; DGEM (German Society for Nutritional Medicine), Becker HF, Böhm M, Brunkhorst FM, Vogelmeier C; ESPEN (European Society for Parenteral and Enteral Nutrition). ESPEN Guidelines on Enteral Nutrition: Cardiology and pulmonology. ClinNutr. 2006;25(2):311-8.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília; 2012.

Curitiba, Secretaria Municipal da Saúde. Coordenação de Alimentação e Nutrição. Programa de Atenção Nutricional às Pessoas com Necessidades Especiais de Alimentação (PAN). Curitiba; 2011.

Publicado

2014-07-17

Como Citar

Schieferdecker, M. E. M., Gonçalves Pinheiro, P. A. R., Cristina Lucas, A., Sant’ana Gonzales Gomes, K., & Eurich Mazur, C. (2014). PROGRAMA DE ATENÇÃO NUTRICIONAL: MARCO HISTÓRICO NA POLÍTICA PÚBLICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PARANÁ. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 9, 287–296. https://doi.org/10.12957/demetra.2014.10520