uma experiência diferente
Palavras-chave:
Filosofia para crianças, ludoteca, jogoResumo
Este artigo relata a experiência de um Laboratório de filosofia para crianças num contexto educacional não-formal como a Ludoteca Municipal, do primeiro município da cidade de Nápoles. Napoles é talvez a única cidade europeia que apresenta uma alta densidade de população indigente en todos os bairros, inclusive o centro histórico. Por isso, a infância e a adolescência ali apresentam caracterísitcas altamente problemáticas. Através da descrição das atividades da Ludoteca com crianças entre 5 e 9 anos de idade é analisada a importância educacional do jogo, especialmente para crianças vivendo nos subúrbios com uma forte desagregação social. Neste contexto, as atividades de laboratório, que são geralmente complementares à escola, são muito importantes. Estas atividades são definidas como tendo uma forma lúdica porque suas propostas são para o desenvolvimento da aprendizagem e o desenvolvimento educacional através de atividades práticas. Também a filosofia para crianças é descrita de forma lúdica, e, este pressuposto, é mantida a idéia de iniciar um laboratório de filosofia para crianças na Ludoteca. A aplicação da filosofia para crianças num contexto lúdico exige algumas mudanças necessárias no currículo tradicional. O texto provocador foi trocado por atividades lúdicas, o quadro e a transcrisão das questões foram evitadas para que as crianças não identificassem esses recursos como atividades escolares, focalizando a discussão sobre os argmentos surgidos da própria discussão. As mudanças aqui citadas não traíram a proposta original do currículo, provando, assim, que a filosofia para crianças pode ser aplicada em contextos diferentes do contexto escolar. Palavras-chave: Filosofia para crianças; ludoteca; jogoDownloads
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Publicado
2010-07-19
Como Citar
MIRAGLIA, Maria. uma experiência diferente. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. pp. 137–149, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20562. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
experiências