REVISÃO DE PLANO DIRETOR: ADERÊNCIA DE UMA PROPOSTA URBANÍSTICO-AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2022.70136

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de modificações decorrentes da revisão do Plano Diretor de Campos dos Goytacazes - RJ, especialmente nos seguintes aspectos: macro sistema viário, áreas verdes e uso do solo. O objetivo da pesquisa foi verificar e avaliar a aderência de uma proposta nas modificações no planejamento urbanístico ocorridas na área urbana de Campos dos Goytacazes com a aprovação do Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação do Solo de 2020.  Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, comparação dos mapas de uso do solo de 2008 e 2020 com o mapa de propostas de Araújo de 2018. Também foram utilizadas imagens de satélite do Google Earth Pro como suporte para as análises. A pesquisa disponibiliza imagens dos mapas e recortes com áreas modificadas pelo planejamento, assim como as respectivas análises qualitativas. Verificou-se que o mapa de propostas estudado representou significativa mudança no planejamento urbanístico-ambiental de Campos dos Goytacazes, propiciando uma nova configuração do espaço. Conclui-se que no processo de revisão do planejamento urbanístico de Campos ocorreram várias modificações qualitativas que poderão influenciar positivamente no desenvolvimento da cidade, e que houve significativa aderência de proposta de Araújo de 2018 no novo plano diretor.

Biografia do Autor

Ronaldo de Sousa Araújo, ISECENSA - Campos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1988), mestrado em GESTÃO URBANÍSTICA - UNIVERSITAT POLITÈCNICA DE CATALUNYA (1990) e doutorado em GESTÃO E VALORAÇÃO URBANA - UNIVERSITAT POLITÈCNICA DE CATALUNYA (1999), revalidado pela UFRJ em Planejamento Urbano e Regional; Pós-doutorado em Gestão de Recursos Hídricos (2013-2014), Instituto Superior Técnico de Lisboa / Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Convênio Capes / FCT. Atualmente é professor e pesquisador nos Institutos Superiores de Ensino do Censa - ISECENSA. Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em gestão e avaliação do planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento urbano e regional, projeto de urbanismo, gestão urbana, legislação urbana, gestão de recursos hídricos, áreas verdes, projeto de arquitetura.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Araújo, R. de S. (2022). REVISÃO DE PLANO DIRETOR: ADERÊNCIA DE UMA PROPOSTA URBANÍSTICO-AMBIENTAL. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (23), 81–100. https://doi.org/10.12957/cdf.2022.70136