Efeitos da corrosão atmosférica nas empresas do Porto do Açu cinco anos após o início das operações
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2018.47670Resumen
Os sais presentes na atmosfera dos ambientes costeiros, quando associado ao tempo e a humidade, causam a oxidação de alguns materiais. Os prejuízos econômicos ocasionados pela corrosão são estimados em 3% do PIB mundial e o uso de tecnologias preventivas pode reduzir de 20% a 25% deste custo. Este trabalho tem o objetivo de avaliar o impacto da corrosão atmosférica nas empresas instaladas no Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, RJ. A pesquisa foi conduzida por aplicação de questionários junto aos gestores de três empresas em atividade há mais de cinco anos no porto. Buscou elencar informações sobre o impacto financeiro, material, saúde das pessoas e as ações preventivas e corretivas associadas aos efeitos da corrosão atmosférica. Na opinião dos gestores os prejuízos causados pela corrosão nas empresas são de nível intermediário (nota = 3), em uma escala de 1 a 5. Cerca de 50% dos impactos estão associados a infraestrutura, 30% em peças e 20% em equipamentos. A estimativa nos custos gerais das empresas com a manutenção preventiva e corretiva (reposição de peças e equipamentos danificados) ainda não são totalmente compreendidos pelos gestores. Este trabalho faz o primeiro levantamento deste aspecto no Complexo Industrial do Porto do Açu. Os dados sugerem que o problema da corrosão atmosférica pode não ter sido adequadamente avaliado pelas empresas em operação. A implantação de técnicas específicas de prevenção e controle de corrosão atmosférica faz-se necessária no Porto do Açu.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.