Expansão da educação a distância no território fluminense: um enfoque multicritério
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2017.36735Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a aplicação prática do método ELECTRE I para apoio à decisão de gestores públicos educacionais, mais precisamente no Instituto Federal Fluminense, na definição dos municípios para implantação de seis novos polos de Educação a Distância. Para a estruturação do trabalho, foi definido que o conjunto de alternativas possíveis seria formado por municípios que integram as mesorregiões Noroeste Fluminense, Norte Fluminense e Baixadas Litorâneas, excluindo aqueles que já contam com campus presencial ou polo de EaD do IFFluminense. O processo decisório foi modelado baseando-se em critérios e pesos atribuídos por especialistas. Os resultados alcançados com a aplicação do método Electre I demonstram a utilidade dos métodos multicritérios de apoio à decisão. O método Electre I, sem prescindir de aspectos ligados ao decisor, favorece a transparência nos processos decisórios dos gestores. Porém, vale renovar a afirmação de que nenhum tipo de instrumento ou ferramenta pode ser considerado pela sua qualidade que supera a condição de deliberador finalístico do decisor.
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