Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Cadernos do Desenvolvimento Fluminense é uma publicação semestral de acesso livre e gratuito, de caráter multidisciplinar, editada pela Fundação Ceperj em parceria com a UERJ. Explora os rumos do desenvolvimento do Rio de Janeiro, examinando as relações multidimensionais e multiescalares da sociedade fluminense com seu território para compreender suas causas e seus desdobramentos.


Cadernos propõe convergências entre a informação produzida pela Fundação e as reflexões teóricas e análises aplicadas elaboradas pelos pesquisadores interessados em conhecer e transformar a realidade fluminense. Deste modo, queremos contribuir ao aperfeiçoamento das políticas públicas, para ampliar seu impacto e integração nas cadeias produtivas do estado, marcadas pelo capital e pelo trabalho, pelo ambiente, pela história e pela cultura.
Os conteúdos recebidos serão submetidos à apreciação dos Conselhos Editorial e Científico e devem ser referentes ao Rio de Janeiro. No portal Cadernos, podem ter a forma de notícias, entrevistas e debates sobre questões contemporâneas e políticas de desenvolvimento do estado, imagens, comentários, análises, artigos de opinião, relatórios e conjunto de dados (séries, estatísticas, cartas e mapas digitalizados, visualizações e outros formatos integrados a base de dados), além de versões pré-print de artigos.


No periódico científico - formato original dos Cadernos - são aceitos apenas trabalhos inéditos no Brasil, desenvolvidos por professores e pesquisadores doutores ou doutorandos, e submetidos via SEER nos formatos indicados nas <Instruções aos autores>. São aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol, na forma de artigos e resenhas. Os textos recebidos são submetidos à apreciação do Conselho Consultivo e a avaliadores ad hoc, na modalidade de avaliação duplo-cega entre pares (double blind peer review).

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de toda contribuição está sujeita à aprovação prévia do Conselho Editorial da revista. Em caso de pareceres contrários, os artigos serão encaminhados a um terceiro parecerista. Caso seja necessário, o Conselho Editorial poderá enviar artigos específicos para parecerista ad hoc, não integrante de seus conselhos, observando-se a especialidade na área do artigo em questão. Cabe ao Conselho Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos. Todas as avaliações são realizadas na modalidade de avaliação duplo-cega entre pares (double blind peer review).

A revista publica textos em português, inglês e espanhol, desde que sigam as normas que indicam a seção "Diretrizes para Autores". Os textos escritos em português serão submetidos à revisão de língua portuguesa, e ao Conselho Editorial reserva-se o direito de apontar correções necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista. O mesmo ocorre com os artigos aprovados, cujos autores serão notificados sobre as possíveis alterações, e, uma vez revistos pelos autores, deverão ser devolvidos em um prazo de 7 dias úteis.

Periodicidade

Semestral, com previsão de publicação em julho e dezembro, tendo a média de oito artigos por edição.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Cadernos de Desenvolvimento Fluminense não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.

Diadorim Verde

A Revista está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.

Fluxograma Editorial