Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos do IME - Série Matemática?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O periódico “Cadernos do IME – Série Matemática" aceita a submissão de artigos das áreas: Matemática, Educação Matemática, Ensino de Matemática e artigos sobre aplicações da Matemática em outras áreas do conhecimento (Interdisciplinares).

Seções do periódico

Há três seções no periódico “Cadernos do IME - Série Matemática":

- Seção denominada "Artigos", destinada à divulgação de trabalhos inéditos e originais de pesquisa sobre assuntos de Matemática e/ou suas aplicações, entre eles artigos interdisciplinares com forte interface com a Matemática; e, trabalhos que relatem experiências práticas, vivenciadas em sala de aula, sobre o ensino de tópicos de Matemática, de qualquer nível de ensino;

- Seção “Artigos de Divulgação” é destinada à publicação de textos expositivos, em linguagem acessível, com o objetivo de apresentar, de modo resumido, os principais conceitos de uma teoria matemática, dando uma visão geral sobre o assunto tratado, apresentando, no entanto, alguma originalidade na estrutura do texto, como exemplos ilustrativos e destinado à disseminação do conhecimento do assunto exposto;

- “Caderno de Notas”, destina-se a divulgar trabalhos interessantes, desenvolvidos em projetos de iniciação científica ou monografias de final de curso de Graduação ou Pós-Graduação, e que podem tratar de temas já familiares, como a apresentação de uma nova demonstração ou aplicações interessantes de um resultado já conhecido; mas, com abordagens originais ou que colaborem para uma melhor compreensão dos assuntos expostos. 

  
Submissão dos Artigos
 
A submissão do artigo será feita através do site:

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadmat

Os autores deverão submeter o artigo a um dos Editores de Seção, conforme o tipo do artigo submetido.

Os Editores se reservam o direito de publicar um artigo aceito na seção do periódico que for mais apropriada, mesmo que diversa da seção indicada pelos autores por ocasião da submissão do artigo.

Como se cadastrar no site

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadmat

 

Caso não possua o cadastro siga os passos abaixo para efetua-lo:

1 - Para se cadastrar no sistema o autor deve clicar em CADASTRO (localizado no menu da revista)

2 - Preencher o formulário com informações de: Login, senha, Prenome (Primeiro nome), nome do meio, sobrenome, inicias, sexo, instituição, email, País, e marcar a opção AUTOR. Ao final clique em Cadastrar.

 Submissão via sistema OJS

1 - Após o cadastro, logar no sistema (para tanto preencha as informações de login e senha na barra lateral direita) para confirmar clique em acesso;

2 - Após o login, clicar em "Nova Submissão";

3 - Em "Passo 1. Início" confirme as condições para submissão caso seu artigo as cumpra, concorde com o Direito Autoral da Revista, no campo "Comentários para o editor" . Clique em Salvar e Continuar.

4 - Clicar em "Escolher Arquivo" para transferir seu manuscrito, clicar em "abrir" em seguida em "Transferir", clicar em "Salvar e Continuar".

5 - Inserir corretamente os campos com as informações dos autores no "Passo 3. Metadados da submissão (indexação)" devendo constar: Nome do autor(res), ORCID (se tiver), identificação da instituição a que pertencem, país de origem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s); e dados sobre o artigo (título, resumo, palavras-chave etc.). Clicar em "Salvar e Continuar".

6 - Transferir os documentos anexos, se houver, clique em "Escolher Arquivo" para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em "abrir" em seguida em "Transferir", preencher o título correto e clique em "Salvar e Continuar". Se houver mais de um arquivo para submeter repita o processo até enviar todos eles para o sistema. Após clique em "Salvar e Continuar";

7 - Conferir se os arquivos enviados estão corretos e clicar em "Concluir Submissão".

Ética na publicação

O periódico "Cadernos do IME - Série Matemática" segue, tanto do ponto de vista ético quanto operacional as diretrizes do Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org/core-practices), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://cnpq.br/documentos-da-ciac), além das regras da comissão de ética da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (http://www.sr2.uerj.br/sr2/coep/index.php?mod=regulamenta.htm). Estas diretrizes visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes e possíveis violações de ética.

Plágio

Os trabalhos submetidos são consultados em sites de busca e, se necessário for, em software de similaridade. Se detectada altas taxas de similaridade com trabalhos publicados previamente em veículos que tenham ISSN/ISBN o autor será notificado e o manuscrito rejeitado.

Autores

Devem garantir que o texto seja inédito e que foram feitas as devidas citações aos textos consultados na elaboração do manuscrito. O trabalho apresentado deve ter embasamento teórico que sustente uma discursão clara e objetiva.

Não serão aceitos plágios e nem a submissão do mesmo manuscrito para mais de uma revista, ambas as situações são comportamentos antiéticos. No entanto, poderá ser submetido artigo, cujo resumo tenha sido apresentado e/ou publicado em Anais de Congresso, mesmo que o artigo tenha o mesmo título do resumo, desde que o artigo submetido ao periódico "Cadernos do IME-Série Matemática" apresente texto com conteúdo completo, trazendo detalhamento do assunto exposto, enfatizando as diferenças entre os conteúdos do resumo já publicado e do artigo submetido e com referência ao resumo publicado.

Autoria

Configuram como autores apenas aqueles que contribuíram intelectualmente para o desenvolvimento do estudo. O autor deve atender um ou mais dos seguintes requisitos:

  • Participação na idealização do desenho do estudo;
  • Participação na coleta, análise e interpretação dos dados
  • Participação no desenvolvimento teórico do assunto tratado no trabalho;
  • Participação na redação e na revisão final do conteúdo teórico do manuscrito a ser submetido.
A simples digitação final do trabalho ou leitura para revisão do texto do manuscrito a ser submetido, assim como a  colaboração na coleta de dados ou ceder equipamentos para obtenção de dados não são, por si só, critérios suficientes para autoria de um trabalho. Nessas situações, quem colaborou pode ser citado em Agradecimentos.

Os Autores devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse, financeiro ou não, direto e/ou indireto.

Avaliação do artigo submetido

A avaliação de cada artigo submetido ao periódico será feita por, pelo menos, um Avaliador Ad Hoc  com expertise no assunto tratado no artigo.

O Avaliador Ad Hoc  será indicado pelos Editores e, se necessário, a escolha do avaliador contará com assessoria de membros do Conselho Editorial.

Caso haja necessidade de outra avaliação, ficará  a critério do Editor-Gerente opinar, após análise do artigo submetido,  sobre a aceitação ou rejeição do artigo ou convidar outro avaliador para emitir mais um parecer  sobre o texto. 

A avaliação dos artigos submetidos é pelo sistema duplo-cego, em que os autores desconhecem os avaliadores e vice-versa. Assim, o arquivo do artigo enviado por ocasião da submissão não deverá trazer o nome dos autores. Os autores só serão identificados após o artigo ter sido aceito para publicação.

Preparação de originais

Número de páginas e idiomas usados na redação

Os artigos, para qualquer seção deverão ter no mínimo 3 páginas e no máximo 25 páginas. Trabalhos que excedam 25 páginas serão analisados pelos Editores e Corpo Editorial e poderão ser aceitos para publicação quando considerados com conteúdo relevante. Os artigos poderão ser redigidos em Português, Inglês e Espanhol.

Cada trabalho submetido deve conter um resumo, com um máximo de 150 palavras, uma introdução, a fim de que os não-especialistas possam ter uma ideia clara dos principais temas em discussão, evitando detalhes técnicos, uma lista de 3 a 5 palavras-chave e a classificação MSC (Mathematics Subject Classification). 

Para a relação simplificada da MSC2020 vide:

 https://mathscinet.ams.org/msnhtml/msc2020.pdf

 ou https://zbmath.org/classification/

Para a relação completa da MSC2010 basta pressionar (dar um clik) no número do assunto em um dos sites dados acima.

Para os artigos de Educação Matemática, a classificação geral é 97. Por exemplo:

97D40 Teaching methods and classroom techniques

O resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em duas línguas.

Para artigo redigido em Português ou Espanhol, o resumo e as palavras-chave, deverão ser apresentados na língua escolhida para redação do texto (Português ou Espanhol) e, também, suas traduções para o Inglês.

Para artigo redigido em Inglês, este deverá apresentar o resumo e as palavras-chave em Português e Inglês.

A classificação MSC, deverá ser apresentada uma única vez, após as palavras-chave em Inglês (Keywords).

Tipos de arquivos aceitos e Modelos

Os artigos originais serão ser digitados em LaTex ou utilizando o programa Microsoft Word, conforme os modelos  dados nos links abaixo.

Os textos deverão ser salvos em arquivo tipo PDF.

Para a submissão do artigo deverá ser utilizado o arquivo tipo PDF, sem a identificação dos nomes dos autores. Posteriormente, após o artigo ser aceito para a publicação, serão solicitados os arquivos originais digitados em Word ou Latex.

Tipo e Tamanho da fonte, Margens

Os artigos em Word devem ser digitados em letra do tipo Times New Roman ou Arial.

Margens: Normal, Sup  2,5 cm, Inf  2,5 cm, Esq 3,0cm, Dir 3,0 cm.

TÍTULO para artigos redigidos em Português: TÍTULO em Português – tamanho fonte 14 e logo abaixo a tradução do TÍTULO para o Inglês em fonte tamanho 12.

TÍTULO para artigos redigidos em Inglês: TÍTULO em Inglês – tamanho fonte 14 e logo abaixo a tradução do TÍTULO para o Português em fonte tamanho 12.

AUTOR – tamanho fonte 12.

Resumo, Abstract, Palavras-Chave e Classificação MSC – tamanho fonte 11, espaçamento entre linhas 1,0.

Introdução, títulos de seções, texto – tamanho fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5.

Referência Bibliográfica (título e referências) tamanho fonte 12, espaçamento entre linhas 1,0.

Notas de rodapé – tamanho fonte 10, espaçamento entre linhas 1,0.

Tabelas, Quadros e Figuras

Em geral, as tabelas são para dados quantitativos e os quadros são para dados qualitativos.

Inserir cada tabela ou cada quadro de modo centralizado, próximo do texto ao qual se refere, com numeração em algarismo arábico em ordem crescente, com título e com a referência da fonte que foi utilizada para obter os dados da tabela ou do quadro.

Espaçamento 1,0 entre o título e a tabela ou quadro e espaçamento 1,0 entre a tabela e a referência citada.

Recomenda-se inserir uma tabela ou um quadro em uma única página. Caso não seja possível, utilizar as normas da ABNT e IBGE.

Utilizar, preferencialmente, fonte tamanho 12 para o título e preenchimento de dados de uma tabela ou quadro. Para a referência dada abaixo da tabela (Fonte), usar somente fonte tamanho 10.

Caso haja necessidade de diminuir o tamanho da fonte utilizada para digitar os dados de uma tabela ou de um quadro visando a sua inserção em uma única página, utilizar o tamanho de fonte 10 ou 11 para o título e preenchimento de dados. Para a referência dada abaixo da tabela (Fonte), usar somente fonte tamanho 10.  Neste caso, uniformizar o tamanho da fonte de todos os títulos e dados digitados nas tabelas, quadros e figuras do texto.

Em uma tabela, manter as bordas laterais abertas.

Em um quadro, as bordas laterais são fechadas e são traçadas as linhas horizontais e verticais.

Fórmulas

Numerar as fórmulas com algarismo arábico entre parênteses, com a numeração alinhada à direita e a fórmula centralizada. Tamanho da fonte 12, conforme texto.

Exemplos de citações

Isso sugere qual seria a curva de tendência desses dados [1, p. 46-47].

A equação de von Bertalanffy é um modelo matemático para análise do crescimento de várias espécies animais, como peixes [3, p.136-140].

Em 1938, Von Bertalanffy expôs em [4] uma equação que [...].

A equação diferencial apresentada em (2) é uma equação do tipo Bernoulli [3, p.78], e por essa razão [...] 

Segundo Bassanezi, “A atividade de aplicar matemática é tão antiga quanto à própria matemática” [3, p. 44].
 
As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10, espaçamento entre linhas 1,0 e sem aspas. 

Exemplos de referências bibliográficas

[1] ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J. ; WILLIAMS, T. A.: Estatística Aplicada à Administração e Economia. Tradução: José Carlos Barbosa dos Santos. 2. ed., São Paulo: CENGAGE Lerning, 2007.

[2] BRASIL:  Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

[3] BASSANEZI, R. C.: Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3ª ed.. 3ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2011.

[4] BASSANEZI, R. C.; FERREIRA, W.  C.: Equações diferenciais com Aplicações. São Paulo: Habra, 1988.

[5] BERTALANFFY, L. von : A quantitative theory of organic growth (inquires on growth laws II). Human Biology, v. 10, nº 2, p. 181-231, 1938. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/41447359>.  Acesso em: mar. 2016 e set. 2016.

[6] NETO, A. C. M.; Geometria, Coleção PROFMAT. Rio de Janeiro: Editora da SBM, 2013.

[7] DYE, C.: The Logic of Visceral Leishmaniasis Control. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, vol. 55 (1966), 125-130.

[8] SILVA, R. F. D. : Modelagem Matemática da Leishmaniose Visceral. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Importante - Modelos (Templates)

Todos os trabalhos enviados para publicação nos Cadernos do IME – Série Matemática deverão seguir os modelos Cadernos do IME, disponíveis para Word (Português e Inglês) e para Latex (Português e Inglês). Os arquivos deverão ser convertidos em formato PDF.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato PDF produzido a partir dos templates para Microsoft Word ou Latex.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais dos artigos publicados no periódico Cadernos do IME - Série Matemática pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos ao periódico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.