As "fake news" no âmbito das propagandas eleitorais

Ana Luisa Bandeira Pinheiro, Daniela Melisa Gomes Santos, Harrison Alexandre Targino

Resumo


O presente trabalho objetiva-se a examinar os paradigmas da propaganda política e a influência das notícias falsas durante a campanha eleitoral. A técnica de pesquisa empregada para a elaboração do estudo é bibliográfica, sendo utilizados como dados a legislação pertinente, resoluções, jurisprudência e a doutrina. A investigação possui caráter exploratório-descritivo com uma metodologia de tipo qualitativo, baseada fundamentalmente no método dedutivo. A primeira parte deste destina-se a discorrer sobre a propaganda política e seus tipos; a segunda sobre as fake news e sua repercussão; e por fim, a terceira sobre o direito de resposta na internet decorrente de fake news. Os resultados deste artigo, indicaram a regulação escassa dessa matéria constituindo uma verdadeira mácula ao processo democrático.

Palavras-chave


fake news; propaganda na internet; propaganda política ilícita.

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DOI: https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66220

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