Ensino do Design na relação Trabalho e Educação: breve análise dos desafios históricos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68019

Palavras-chave:

ensino do design, educação profissional, educação transformadora, prática profissional do design,

Resumo

O artigo apresenta reflexões em torno de um Ensino do Design na busca de uma formação integradora, para situar o debate é contextualizado o surgimento e a expansão do ensino técnico e profissionalizante no Brasil, problematizando seu caráter dualista, apesar dos avanços alcançados pelo desenho e formatação dos Institutos Federais, bem como localizar os aspectos metodológicos e ferramentas do design nesse ambiente do ensino técnico. O objetivo deste trabalho é problematizar  a relação Trabalho e Educação no ensino no campo do design e a travessia  no âmbito da educação profissionalizante para construção de uma educação menos opressora e colonialista, em direção a uma outra que seja libertária, crítica e transformadora, integrando uma formação associada à cultura, a proteção e preservação ambiental, as tradições populares, aos povos originários dos territórios. Como metodologia utilizamos de fontes bibliográficas e documentais, buscando evidenciar o discurso oficial e a realidade social. Podemos destacar que o desafio para os educadores é enorme, a atual Reforma do Ensino Médio, foi pensada para afastar a escola da dura realidade desigual em que nos situamos no contexto atual, de ampliação da pobreza extrema e de complexidade da saúde da humanitária.

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Publicado

20-09-2022

Como Citar

da Hora, L. C. A., Andrade dos Santos, C., Rodrigues, K. P., & Tsuji, T. C. (2022). Ensino do Design na relação Trabalho e Educação: breve análise dos desafios históricos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Arcos Design, 15(2), 236–257. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68019