Cartas (anti)dialógicas: politizando a práxis em Design através da pedagogia crítica de Paulo Freire.
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64305Palavras-chave:
pedagogia crítica, design e política, ação dialógica.Resumo
A pedagogia crítica de Paulo Freire pode contribuir para politizar a reflexão e a prática do Design, promovendo uma práxis voltada a desvelar os sistemas de opressão e produzir intervenções transformadoras. Freire nos ajuda a refletir sobre o porquê e para quem projetamos e nos provoca a questionar os processos de design como anti-dialógicos, reforçando as opressões; ou dialógicos, promovendo alianças com os oprimidos na luta pela superação de situações opressoras. Para auxiliar designers a debaterem e se apropriarem criticamente dessas práticas e conceitos, propomos um material educativo composto por 16 cartas reflexivas baseadas na pedagogia crítica de Freire. Ao longo deste trabalho, apresentamos as bases teórico-práticas que aproximam Freire e Design, o conteúdo das cartas, sugestões de utilização e um caso real de aplicação.Downloads
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Publicado
15-03-2022
Como Citar
MAZZAROTTO FILHO, Marco André; SERPA, Bibiana Oliveira. Cartas (anti)dialógicas: politizando a práxis em Design através da pedagogia crítica de Paulo Freire. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 171–194, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.64305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/64305. Acesso em: 13 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos Completos Temáticos
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