Uso de materiais de manipulação como artefato de ensino na educação infantil: uma análise por meio do Design
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64285Palavras-chave:
Design, materiais manipuláveis, educação infantil,Resumo
Crianças são curiosas por natureza, suas agilidades e motricidades são estimuladas a todo o momento em suas descobertas e se tornam fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. Esta pesquisa se baseia na EdaDe (Educação através do Design) e busca aproximar crianças e os materiais utilizando o Design como ferramenta de conexão. Compreender como o Design pode contribuir no ensino da Educação Infantil por meio de materiais de manipulação é o objetivo da pesquisa. O Design atuando junto a Educação Básica pode auxiliar em conteúdos de difícil compreensão e estimular através de experiências. Nessa pesquisa teórica baseada na revisão narrativa, discorre-se sobre o potencial da configuração de estímulos tanto dentro quanto fora da sala de aula e que podem auxiliar também na socialização da criança através de materiais manipuláveis instigando a caracterização, dimensionamento e funcionalidade do objeto pelos dos alunos.Downloads
Publicado
15-03-2022
Como Citar
Jaramiski, S. I., Pacheco, W. C. S., & Alves, M. M. (2022). Uso de materiais de manipulação como artefato de ensino na educação infantil: uma análise por meio do Design. Arcos Design, 15(1), 106–123. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64285
Edição
Seção
Artigos Completos Temáticos