Uso de materiais de manipulação como artefato de ensino na educação infantil: uma análise por meio do Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64285

Palavras-chave:

Design, materiais manipuláveis, educação infantil,

Resumo

Crianças são curiosas por natureza, suas agilidades e motricidades são estimuladas a todo o momento em suas descobertas e se tornam fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. Esta pesquisa se baseia na EdaDe (Educação através do Design) e busca aproximar crianças e os materiais utilizando o Design como ferramenta de conexão. Compreender como o Design pode contribuir no ensino da Educação Infantil por meio de materiais de manipulação é o objetivo da pesquisa. O Design atuando junto a Educação Básica pode auxiliar em conteúdos de difícil compreensão e estimular através de experiências. Nessa pesquisa teórica baseada na revisão narrativa, discorre-se sobre o potencial da configuração de estímulos tanto dentro quanto fora da sala de aula e que podem auxiliar também na socialização da criança através de materiais manipuláveis instigando a caracterização, dimensionamento e funcionalidade do objeto pelos dos alunos.

Biografia do Autor

Waleska Chagas Sieczkowski Pacheco, Unicuritiba

Doutoranda em Design pelo PPGDesign-UFPR com a pesquisa voltada para o Design/Educação de crianças - pesquisando os diferentes artefatos que podem ser utilizados pelos usuários como um facilitador de aprendizagem. Mestre em Design pelo PPGDesign-UFPR (2015) com dissertação intitulada: Legibilidade de fontes tipográficas em meios digitais: um estudo com crianças em fase de alfabetização. Especialista em Embalagem: Projeto e Produção pela mesma instituição (2011). Graduada em Tecnologia em Artes Gráficas pela UTFPR (2006). Atua na área docente desde de 2009, tendo atuado na UTFPR nos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design entre 2009-2011 e 2016-2017, e entre 2011 e 2015 atuou como professora da Escola Gráfica do SENAI-CIC e desde o início de 2019 ministra aulas no curso de Tecnologia em Design Gráfico da Unicuritiba. É professora da pós-graduação em Design Educacional na PUC-PR. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Design Instrucional" - CNPq/UFPR - e coordenadora do grupo de pesquisa "O Design como Artefato para Educação" - CNPq/Unicuritba. Desde início de 2017, participa do grupo de estudos Pró-EdaDe (Educação através do Design), com foco na disseminação do Design como ferramenta para auxiliar na formação e aquisição do conhecimento, desde o ensino infantil até níveis de graduação e pós-graduação. Atuou também na área de consultoria e assessoria para projetos de design e produção gráfica para empresas, desenvolvendo materiais gráficos e cursos personalizados. Interessa-se por temas relacionados a design/educação, produção gráfica, projeto gráfico e de embalagens e tipografia

Marcia Maria Alves, Unicuritiba

Designer Gráfica e professora de Design de Animação e Jogos Digitais, com graduação em Tecnologia em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2003). Especialização em Mercado Editorial (2007 - UP), Comunicação Audiovisual (2009 - PUC-PR), mestrado em Design (2012 - UFPR) e Doutorado em Design - PPGDesign da UFPR (2017). Possui experiência profissional na área de confecção de impressos, elaboração de projeto gráfico, design centrado no usuário, gestão do design, design de animação, diagramação de livros, projeto de material didático, design para educação e design de jogos digitais.

Downloads

Publicado

15-03-2022

Como Citar

Jaramiski, S. I., Pacheco, W. C. S., & Alves, M. M. (2022). Uso de materiais de manipulação como artefato de ensino na educação infantil: uma análise por meio do Design. Arcos Design, 15(1), 106–123. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64285