A hegemonia branca e o conhecimento excludente no Design: uma análise sobre referências profissionais e bibliográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64266

Palavras-chave:

Design, Decolonialidade, Racismo, Design e educação

Resumo

Este artigo busca discutir práticas excludentes e opressoras presentes no ensino do Design ao evidenciar o predomínio e hegemonia do pensamento de brancos e europeus neste campo de conhecimentos. O artigo também pretende elencar alguns aspectos da história do campo que causaram e ainda contribuem para a manutenção de uma estrutura racista e excludente até os dias atuais. Para isto, foi realizado um levantamento e análise das ementas de disciplinas para identificar a procedência dos autores que compõem o currículo de um curso de design. Em seguida, foi aplicado um formulário de consulta sobre referências de design com a participação de estudantes, professores e profissionais. Ao fim, discute-se a composição do campo acadêmico do design, analisando-o criticamente quanto à sua falta de representatividade e necessidade de se introduzir os conceitos de decolonialidade, racismo estrutural e institucional.

Biografia do Autor

Daniela França, ESDI/UERJ

Graduanda concluinte em Design na Esdi/Uerj. Faz gestão de projetos como bolsista do projeto de extensão ReLab - Laboratório Remoto de Ensino-Aprendizagem do Design da Esdi/Uerj. No mercado tem a área de design de interação, focado em experiência do usuário e desenvolvimento de interface como principal interesse. Como pesquisadora, busca questionar as relações entre design e raça, através da história e dos impactos que o tema provoca até os dias atuais.

Ricardo Artur Pereira Carvalho, ESDI/UERJ

Professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj). Bacharel, mestre e doutor em Design pela PUC-Rio. Leciona disciplinas de Design de Interação na graduação enquanto na pós-graduação orienta leciona disciplinas vinculadas à linha de pesquisa Teoria, Informação, Sociedade e História. Coordena o projeto de extensão “Praxicracia: design, colaboração e autonomia". É um dos coordenadores do  Laboratório de Design e Educação (DesEduca Lab), onde pesquisa as relações entre Design, Cultura e Educação, com ênfase no ensino do design e na dimensão dos discursos e práticas. Dentre os interesses, destacam-se questões como as práticas pedagógicas, linguagens e discursos, os espaços de sala de aula, os materiais didáticos, as novas tecnologias e as interações sociais e tecnológicas. É integrante e complicador da Rede Design e Opressão.

Downloads

Publicado

15-03-2022

Como Citar

França, D., & Carvalho, R. A. P. (2022). A hegemonia branca e o conhecimento excludente no Design: uma análise sobre referências profissionais e bibliográficas. Arcos Design, 15(1), 147–170. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64266