Diagnose ergonômica das condições da iluminação em sala de aula a partir da ergonomia e do design universal

Autores

  • Fernanda Sales UFBA
  • Suzi Maria Mariño UNEB/UFBA
  • Sydney Freitas ESDI

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13930

Palavras-chave:

Ergonomia, Design Universal, Iluminação, Acessibilidade

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da análise de salas de aula de escola públicas e privadas na cidade de Salvador, Bahia, visando investigar a iluminação existente e o seu estado atual nesses espaços. Verifica as mudanças necessárias para essas iluminações e se os seus índices estão adequados com o grau de conforto lumínico dos usuários indicado em normativas, relacionando-as com as recomendações ergonômicas e design universal. Esta análise adota a metodologia ergonômica, passando pelas etapas da apreciação e da diagnose ergonômica associando-as aos princípios do Design Universal. Realizou-se a apreciação e diagnose ergonômica, onde salas de aula foram analisadas. Buscou-se com este trabalho a elaboração de recomendações lumínicas a serem utilizadas para o desenvolvimento de projetos em sala de aula a partir da ergonomia e do design universal, possibilitando assim que a mesma se adeque a qualquer usuário e que a diversidade humana seja assim considerada, garantindo melhor qualidade de vida.

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

Sales, F., Mariño, S. M., & Freitas, S. (2014). Diagnose ergonômica das condições da iluminação em sala de aula a partir da ergonomia e do design universal. Arcos Design, 8(1), 132–155. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13930

Edição

Seção

Artigos