O Diagrama e o design da informação na arquitetura contemporânea

Autores

  • Ana Paula Silva Rocha Universidade Estadual de Campinas
  • Daniel de Carvalho Moreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13082

Palavras-chave:

diagramas, design da informação, software paramétrico

Resumo

Repensar a representação diagramática do processo de design arquitetônico significa considerar a informação não como dados estatísticos, mas como um operador da relação entre os objetos, os conteúdos e as pessoas - especialmente sob a influência tecnologias digitais. A análise apresentada neste artigo baseia-se no desempenho do estúdio de arquitetura holandês chamado MVDRV e o desenvolvimento de softwares paramétricos, como o Functionmixer, que utiliza a prática do design para traduzir in-formação.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Rocha, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). É mestranda em Arquitetura na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)  no Programa de "Arquitetura, Tecnologia e Cidade"; na Área de Concentração "Teoria e Metodologia do  Projeto e da Cidade" e, finalmente, na Linha de Pesquisa "Teoria, Processo e Análise de Projeto Arquitetônico e Urbanístico.

 

 

Daniel de Carvalho Moreira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor MS-3 RDIDP da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto e Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: Programa Arquitetônico, Desenho Arquitetônico, levantamento e organização da informação e reconstituição de projetos.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

Rocha, A. P. S., & Moreira, D. de C. (2014). O Diagrama e o design da informação na arquitetura contemporânea. Arcos Design, 8(1), 49–61. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13082

Edição

Seção

Artigos