Aspectos que influenciam a seleção de materiais no processo de design

Autores

  • Eliana Paula Calegari Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Branca Freitas de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.10435

Palavras-chave:

Design de produto, processo de design, seleção de materiais

Resumo

Os materiais possuem características que o tornam únicos, assim, é preciso analisá-las para selecionar o material mais adequado para determinado produto. Este trabalho objetiva verificar os aspectos dos materiais que influenciam a seleção dos materiais sob o ponto de vista de designers de produto. Através de entrevistas e análise de conteúdo, o estudo revelou que nas etapas iniciais do processo de design, os designers direcionam a seleção de materiais para os aspectos intangíveis e nas etapas posteriores para os tangíveis.

Biografia do Autor

Eliana Paula Calegari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui mestrado em Design pelo Programa de Pós- Graduação em Design com Ênfase em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto (2011) e Técnico em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). (Texto informado pelo autor). Possui experiência na área de design para sustentabilidade, ecodesign e desenho técnico, atualmente atua como pesquisadora do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do PRONATEC.


Branca Freitas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006), doutorado em Engenharia Civil pela UFRGS (2004), mestrado em Engenharia Civil pela UFRGS (1999) e graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1996). Atualmente é professora adjunta da UFRGS, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e Consultora ad hoc do CNPq. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Mecânica, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: novos materiais, materiais compósitos, elementos finitos, modelos constitutivos, falha, envelhecimento, dano, viscoelasticidade e plasticidade.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

Calegari, E. P., & Oliveira, B. F. de. (2014). Aspectos que influenciam a seleção de materiais no processo de design. Arcos Design, 8(1), 1–19. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.10435

Edição

Seção

Artigos