A ECONOMIA VERBAL E A ABERTURA ÀS MAIS DIVERSAS LEITURAS: REVELANDO ASPECTOS GÓTICOS NA OBRA DE JAMIL SNEGE

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Freitas de Carvalho
Matheus Petris da Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abrir algumas discussões relacionadas à literatura de Jamil Snege, autor brasileiro ainda pouco debatido no meio acadêmico, um objetivo que se torna ainda maior quando pensamos em interpretar o seu conto “O Homem Atrás da Porta” (1972), tão aberto a diferentes leituras, à luz da ficção gótica, ou melhor, à luz dos mais diversos elementos canônicos ligados à parafernália dramática gótica. Para traçarmos a nossa análise, nos apoiamos em uma série de teóricos e de estudiosos que analisam de perto a literatura de medo e também a literatura gótica, como Howard Phillips Lovecraft e Júlio França, além de termos nos apoiado em escritores considerados referências quando se trata do subgênero em questão, a exemplo de Horace Walpole e de Edgar Allan Poe, tudo isso com o objetivo de compreendermos com um grau de maior profundidade as configurações da escola gótica e explorá-las no interior da narrativa de Snege proposta por nós.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Carvalho, L. F., & da Silva, M. P. (2022). A ECONOMIA VERBAL E A ABERTURA ÀS MAIS DIVERSAS LEITURAS: REVELANDO ASPECTOS GÓTICOS NA OBRA DE JAMIL SNEGE. Abusões, 19(19). https://doi.org/10.12957/abusoes.2022.66466
Seção
Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina
Biografia do Autor

Leonardo Freitas de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Leonardo Freitas de Carvalho é graduado em Letras (português/italiano) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com as ramificações bacharelado e licenciatura, e pós-graduado (Lato Sensu) em Literatura Brasileira pela mesma instituição. É mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ), orientado pelo professor Nabil Araújo e apoiado pela CAPES durante o período de realização do mestrado. Atualmente cursa o doutorado em Literatura Brasileira (UERJ). Trabalha, voluntariamente, como editor de seção e revisor da Palimpsesto (revista do PPGL-UERJ). Durante a graduação, foi bolsista do PIBIC por dois anos, orientado pela professora Júlia Scamparini.

Matheus Petris da Silva, Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR)

Discente no curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Tecnológica do Paraná (2019-), membro do Grupo de Estudos "Estranho, Fantástico e Grotesco: da Modernidade ao Contemporâneo em Literatura e outras linguagens", coordenado pelo professor Rogério Caetano de Almeida, também foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, trabalha como revisor freelancer para o Editorial Casa. No meio cinematográfico, atua como crítico, produtor e assistente de direção, assinando diversas produções locais.