A CONSTRUÇÃO DO ANTAGONISTA EM OS MAGOS

Contenido principal del artículo

Giuliane Moreira Gonçalves
Fábio Lucas Pierini

Resumen

A construção das personagens e, em especial, a do antagonista é essencial para o desenvolvimento da narrativa. Diante disto, este trabalho analisa a construção das personagens de acordo com a visão de Candido (1968), Brait (1985) e Palmer (2004), além da noção de antagonista defendida por Propp (2001), Campbell (1997) e Prado (1968). Partindo desta análise, avalia-se também a construção deste antagonista como um agente do mal, como afirma Campbell (1997), e suas características maléficas e monstruosas pelas visões de Jeha (2007), Molino (1980) e Todorov (1981). Diante desta discussão teórica, analisou-se a trilogia de Grossman intitulada Os Magos, em especial o antagonista do primeiro livro, A Criatura. Concluiu-se, assim, que a construção desta personagem obedece à maioria os princípios de construção do antagonista discutidos pelas teorias mencionadas, com exceção ao discorrido por Jeha (2007) de que a maldade do antagonista é interior, uma vez que forças exteriores levam o antagonista de Grossman a agir vingativamente, demonstrando como a maldade e as noções de bem e mal são fixas, mas socialmente instituídas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
GONÇALVES, Giuliane Moreira; PIERINI, Fábio Lucas. A CONSTRUÇÃO DO ANTAGONISTA EM OS MAGOS. Abusões, Rio de Janeiro, v. 8, n. 8, 2019. DOI: 10.12957/abusoes.2019.37255. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/37255. Acesso em: 4 jul. 2025.
Sección
Seres maravilhosos na ficção de todos os tempos
Biografía del autor/a

Giuliane Moreira Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Letras pela UEM. Bolsista CAPES no programa federal Idiomas sem Fronteiras na UEM (Maringá-PR), atuando em ensino de língua inglesa para fins específicos à comunidade acadêmica. Desenvolve pesquisa na área de narrativa fantástica sob orientação do professor doutor Fábio Lucas Pierini.

Fábio Lucas Pierini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos pela FFLCH-USP com pós-doutorado em Estudos Literários pela Unesp FCL/CAr. Professor na UEM (Maringá-PR), atuando nos cursos de Secretariado Executivo Trilíngue e Letras na área de Língua e Literatura Francesas, leciona e orienta a respeito de narrativa fantástica no Programa de Pós- Graduação em Letras e no Programa de Iniciação Científica. Participa do GT Anpoll Vertentes do Insólito Ficcional e do Grupo CNPq Estudos de literatura e cultura da Belle Époque: LABELLE.