A CONSTRUÇÃO DO ANTAGONISTA EM OS MAGOS

Conteúdo do artigo principal

Giuliane Moreira Gonçalves
Fábio Lucas Pierini

Resumo

A construção das personagens e, em especial, a do antagonista é essencial para o desenvolvimento da narrativa. Diante disto, este trabalho analisa a construção das personagens de acordo com a visão de Candido (1968), Brait (1985) e Palmer (2004), além da noção de antagonista defendida por Propp (2001), Campbell (1997) e Prado (1968). Partindo desta análise, avalia-se também a construção deste antagonista como um agente do mal, como afirma Campbell (1997), e suas características maléficas e monstruosas pelas visões de Jeha (2007), Molino (1980) e Todorov (1981). Diante desta discussão teórica, analisou-se a trilogia de Grossman intitulada Os Magos, em especial o antagonista do primeiro livro, A Criatura. Concluiu-se, assim, que a construção desta personagem obedece à maioria os princípios de construção do antagonista discutidos pelas teorias mencionadas, com exceção ao discorrido por Jeha (2007) de que a maldade do antagonista é interior, uma vez que forças exteriores levam o antagonista de Grossman a agir vingativamente, demonstrando como a maldade e as noções de bem e mal são fixas, mas socialmente instituídas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gonçalves, G. M., & Pierini, F. L. (2019). A CONSTRUÇÃO DO ANTAGONISTA EM OS MAGOS. Abusões, 8(8). https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.37255
Seção
Seres maravilhosos na ficção de todos os tempos
Biografia do Autor

Giuliane Moreira Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Letras pela UEM. Bolsista CAPES no programa federal Idiomas sem Fronteiras na UEM (Maringá-PR), atuando em ensino de língua inglesa para fins específicos à comunidade acadêmica. Desenvolve pesquisa na área de narrativa fantástica sob orientação do professor doutor Fábio Lucas Pierini.

Fábio Lucas Pierini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos pela FFLCH-USP com pós-doutorado em Estudos Literários pela Unesp FCL/CAr. Professor na UEM (Maringá-PR), atuando nos cursos de Secretariado Executivo Trilíngue e Letras na área de Língua e Literatura Francesas, leciona e orienta a respeito de narrativa fantástica no Programa de Pós- Graduação em Letras e no Programa de Iniciação Científica. Participa do GT Anpoll Vertentes do Insólito Ficcional e do Grupo CNPq Estudos de literatura e cultura da Belle Époque: LABELLE.