FAUSTO FAWCETT: ENTRE ESSÊNCIA E APARÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Vítor Castelões Gama

Resumo

O Cyberpunk é um dos subgêneros da Ficção Científica de maior influência no mundo contemporâneo. Mas, assim como o movimento musical que o inspira, as críticas costumam apontar uma superficialidade nas obras. Partindo desta premissa, buscamos compreender a dialética entre a essência e aparência nas obras do escritor carioca Fausto Fawcett, a saber: “Santa Clara Poltergeist”, “Básico Instinto”, “Favelost: (the book)” e “Pororoca Rave”, com vistas também na visão de mundo romântica, na linha de Michael  Löwy e Robert Sayre (2015).

Detalhes do artigo

Como Citar
Gama, V. C. (2018). FAUSTO FAWCETT: ENTRE ESSÊNCIA E APARÊNCIA. Abusões, 7(7). https://doi.org/10.12957/abusoes.208.34302
Seção
O fantástico brasileiro na contemporaneidade (1980 – 2018)
Biografia do Autor

Vítor Castelões Gama, Doutorando na Universidade de Brasília

Doutorando em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Literatura - PósLit - da Universidade de Brasília (UnB), realizando projetos na área de Textualidades: da leitura à escrita. Interessado em pesquisas relativas ao diálogo entre literatura e outras artes, literatura eletrônica, literatura fantástica e ficção científica.