O MODO FANTÁSTICO EM O HOBBIT – (RE)FLUXOS CINEMA/LITERATURA
Main Article Content
Abstract
A literatura é um campo amplo para se discutir sobre diversas temáticas. Ela é possibilitadora de diálogos interessantes com outros campos. Um que a tem acompanhado ultimamente é o cinema. No encontro e desencontro deles gera-se uma tensão às vezes nem sempre simples de ser resolvida – fidelidade ao original, o livro. Tendo isso em mente, o presente artigo procura fomentar essa discussão a partir da adaptação fílmica do livro O Hobbit do escritor J. R. R. Tolkien. O objetivo é perceber como essa tenção se desenrola, sobretudo a partir da concepção literária do autor de que a literatura fantástica bem feita não deve produzir a “suspensão voluntária da descrença”, mas sim, a Crença Secundária.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
GAMA, Vítor Castelões; SILVA, Werbson dos Santos; BISERRA, Wiliam Alves. O MODO FANTÁSTICO EM O HOBBIT – (RE)FLUXOS CINEMA/LITERATURA. Abusões, Rio de Janeiro, v. 6, n. 6, 2018. DOI: 10.12957/abusoes.2018.32705. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/32705. Acesso em: 2 may. 2025.
Section
Visões do cinema: o gótico, o insólito, o fantástico

The contents of Abusões Magazine are licensed under a license Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.