O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição deve ser, obrigatoriamente, original e inédita, não estar sendo avaliada para publicação por outra revista e atender, explicita e claramente, à chamada para a qual esteja sendo submetida.
    Caso seja detectado plágio, a submissão será rejeitada, arquivada e organismos competentes serão informados sobre o plágio.
  • Publicam-se, prioritariamente, artigos de autoria de:
    1º) pesquisador-doutor integrante do quadro docente de Programa de Pós-Graduação;
    2º) pesquisador-doutor com vínculo empregatício junto a alguma universidade;
    3º) pesquisador-doutor que não se enquadre nos itens acima;
    4º) doutorando;
    5º) mestrando, em coautoria com o orientador (a excepcionalidade de coautoria com outro pesquisador requer autorização explícita do orientador, que deve ser carregada como documento suplementar à submissão);
    6º) graduando, vinculado à iniciação científica, em coautoria com o orientador (a excepcionalidade de coautoria com outro pesquisador requer autorização explícita do orientador, que deve ser carregada como documento suplementar à submissão);
    7º) mestre;
    8º) mestrando.
  • O artigo deve ser submetido na extensão “.pdf”, composto de:
    1. Título (na língua em que foi escrito; em línga inglesa, caso não haja sido escrito em inglês; e, obrigatoriamente, em língua portuguesa, caso não tenha sido escrito em língua portuguesa);
    2. Resumo (nas mesmas condições que o título);
    3. Palavras-chave, mínimo de 5 e máximo de 10 (nas mesmas condições que o título);
    4. Texto propriamente dito;
    5. Referências.

    ATENÇÃO:
    Ao final do processo de submissão, o texto deve ser postado, como arquivo suplementar, na extensão “.doc” ou “.docx”, acrescido da(s) minibiografia(s) do(s) autor(es), após as Referências, com os dados que se pedem.

  • A minibiografia do(s) autor(es) deve inserida no documento de extensão do Word (“.doc” ou “.docx”), após as Referências, e dela devem constar:

    a. Nome que utiliza academicamente nas publicações;
    b. Titulação acadêmica em curso, caso haja, seguida da área/subárea e da instituição;
    c. Maior título acadêmico concluído, seguido da área/subárea, da IES e do ano de conclusão;
    d. Vínculos profissionais (limitados a universidades e institutos superiores, sem especificar unidades acadêmicas, categoria funcional ou disciplinas a que se vincula), podendo informar que aposentado;
    e. Vínculos ativos com agências de fomento;
    f. Participação ativa em grupos de pesquisa, grupos de trabalho, núcleos ou centros de pesquisa ou estudos, destacando a condição em que participa;
    g. Link de aceso ao CV_Lattes ou a outro currículo de acesso livre;
    h. ORCID iD;
    i. E-mail.

    CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A TABELA DE DADOS DOS AUTORES A SER PRENCHIDA, ela deve ser copiada e inserida ao final do texto.
  • O texto deve seguir o manual abaixo. O não cumprimento das normas pode implicar na rejeição automática do texto.

    CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MANUAL DE PUBLICAÇÃO

A submissão de artigos deve seguir, rigorosamente, o “passo a passo”, respeitando-se as regras da revista. A gerência editorial da revista se reserva o direito de recusar e arquivar as submissões que não se deem em conformidade com o “passo a passo”.

Os textos das submissões não recusadas pela gerência editorial da revista seguem para uma primeira avaliação de admissibilidade, realizada pelo(a)s editore(a)s do dossiê temático, que, observando a não aderência do texto à ementa da chamada, também podem recusar e arquivar a submissão.

Apenas os textos que ultrapassem essas duas primeiras fases seguem para a avaliação cega ad hoc, em que o(a) avaliador(a) recomenda aceitação ou rejeição.

A decisão final de aceite ou rejeição é exclusiva do(a)s editore(a)s do dossiê temático, sem interferência da gerência editorial ou do(a)s avaliadore(a)s ad hoc.

A revista não divulga a integralidade ou parte dos pareceres emitidos, mas apenas a decisão final.