NADA SERÁ COMO ANTES? NOTAS SOBRE RESPOSTAS POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS À CRISE SANITÁRIA GLOBAL EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2020.67588Keywords:
COVID-19, AMÉRICA LATINA, CAPACIDADES ESTATAISAbstract
Este artigo propõe algumas direções para o entendimento dos impactos da pandemia da Covid-19 na América Latina. Nessa direção, adota perspectiva multidimensional da conjuntura crítica reconhecendo sua complexidade e seus efeitos sobre a compreensão das relações e instituições políticas e econômicas moldadas pelo capitalismo. Identifica processos de ressignificação do espaço público e das práticas econômicas, assim como da ação estatal trazendo novos sentidos para o desenvolvimento. Estrutura-se em 3 partes. A primeira trata da dimensão global e única da conjuntura crítica representada pela simultaneidade de crises (social, política, econômica, sanitária, ambiental e civilizacional). A segunda destaca a dimensão regional, apontando alguns aspectos conjunturais presentes em países da América Latina. A última seção apresenta algumas direções para o futuro e em especial para o contexto brasileiro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).